Filtrar


Questões por página:

A Norma ABNT NBR 5674:2012 estabelece requisitos para o sistema de gestão da manutenção de edificações. Apresenta, inclusive, tabela contendo sugestões para periodicidades das inspeções em uma edificação.

Com base nessa Norma, tomadas, interruptores e pontos de luz devem ser inspecionados a cada:

Analise as afirmativas abaixo com relação às recomendações da Norma NBR 5410/04 (Instalações Elétricas de Baixa tensão) para o número mínimo de tomadas de uso geral (TUGs).

I Nos escritórios com áreas iguais ou inferiores a 40 m² deve-se prever, no mínimo,1 tomada a cada 3 m ou fração de perímetro.

II Nos escritórios com áreas iguais ou inferiores a 40 m², deve-se prever, no mínimo,1 tomada para cada 4 m² ou fração de área.

III Nos escritórios com áreas superiores a 40 m², deve-se prever, no mínimo,10 tomadas para os primeiros 40 m² e 1 tomada para cada 10 m² ou fração de área restante.

Das afirmativas acima:

Com a popularização dos aparelhos que fazem uso da eletrônica, inúmeros problemas de qualidade de energia começaram a surgir nas instalações, tais como sobreaquecimento de transformadores e motores, desligamentos intempestivos de disjuntores, aumento da corrente nos condutores neutros, etc. Dessa forma, faz-se necessário um diagnóstico de cada caso para subsidiar as tomadas de decisões. Um desses estudos está relacionado com a medição da distorção harmônica, que são fenômenos associados com deformações na forma de onda das tensões e correntes em relação à onda senoidal da frequência fundamental.

Considere uma corrente distorcida cujo valor eficaz medido por analisador de harmônicas é de 75 A e que a componente fundamental em 60 Hz é de 60 A. Neste caso, a distorção harmônica total efetiva da corrente (DHTE) é de:

Observe com atenção o material elétrico abaixo:

Trata-se de um equipamento utilizado em distribuição de energia denominado:

Em redes locais de computadores, uma das arquiteturas mais utilizadas de backbone é o centralizado, chamado de: