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Concurso:
TRANSPETRO
Disciplina:
Instrumentação Industrial
Sistemas controladores pneumáticos e hidráulicos têm larga aplicação na automação industrial. Considere as afirmativas a seguir, que comparam os dois tipos de sistemas controladores.
I – O ar não tem propriedades lubrificantes e sempre contém vapor d’agua, enquanto que o óleo é lubrificante e permite transferir calor gerado no sistema para um trocador de calor conveniente.
II – As potências de saída dos sistemas pneumáticos são consideravelmente superiores às dos sistemas hidráulicos.
III – A precisão dos atuadores pneumáticos é deficiente nas baixas velocidades, enquanto que a precisão dos atuadores hidráulicos é satisfatória em todas as velocidades.
Está correto o que se afirma em
I – O ar não tem propriedades lubrificantes e sempre contém vapor d’agua, enquanto que o óleo é lubrificante e permite transferir calor gerado no sistema para um trocador de calor conveniente.
II – As potências de saída dos sistemas pneumáticos são consideravelmente superiores às dos sistemas hidráulicos.
III – A precisão dos atuadores pneumáticos é deficiente nas baixas velocidades, enquanto que a precisão dos atuadores hidráulicos é satisfatória em todas as velocidades.
Está correto o que se afirma em
Concurso:
TRANSPETRO
Disciplina:
Instrumentação Industrial
Questão Anulada
A rede PROFIBUS é uma das redes mais utilizadas em ambientes industriais.
Observe as afirmações a seguir referentes à rede PROFIBUS.
I – A rede PROFIBUS é baseada em padrões reconhecidos internacionalmente, sendo sua arquitetura de protocolo orientada ao modelo de referência OSI (Open System Interconnection), conforme o padrão internacional ISO 7498.
II – A rede PROFIBUS-DP permite sistemas mono e multimestre oferecendo um alto grau de flexibilidade na configuração do sistema, com até 256 dispositivos (mestres ou escravos) podendo ser ligados a um barramento, e sua configuração consiste na definição do número de estações, dos endereços das estações e de seus I/O, do formato dos dados de I/O, do formato das mensagens de diagnósticos e os parâmetros de barramento.
III – Cada sistema de PROFIBUS-DP pode conter três tipos de dispositivos diferentes: (a) Classe-1 DP MASTER é um controlador central que troca informação com as estações descentralizadas dentro de um ciclo de mensagem especificado; (b) Classe-2 DP MASTER são terminais, dispositivos ou painéis de operação utilizados para configuração do sistema DP e também para a manutenção e diagnóstico do barramento ou de seus dispositivos; (c) DP SLAVE é um dispositivo periférico que coleta informações de entrada e envia informações de saída ao controlador.
Está correto o que se afirma em
Observe as afirmações a seguir referentes à rede PROFIBUS.
I – A rede PROFIBUS é baseada em padrões reconhecidos internacionalmente, sendo sua arquitetura de protocolo orientada ao modelo de referência OSI (Open System Interconnection), conforme o padrão internacional ISO 7498.
II – A rede PROFIBUS-DP permite sistemas mono e multimestre oferecendo um alto grau de flexibilidade na configuração do sistema, com até 256 dispositivos (mestres ou escravos) podendo ser ligados a um barramento, e sua configuração consiste na definição do número de estações, dos endereços das estações e de seus I/O, do formato dos dados de I/O, do formato das mensagens de diagnósticos e os parâmetros de barramento.
III – Cada sistema de PROFIBUS-DP pode conter três tipos de dispositivos diferentes: (a) Classe-1 DP MASTER é um controlador central que troca informação com as estações descentralizadas dentro de um ciclo de mensagem especificado; (b) Classe-2 DP MASTER são terminais, dispositivos ou painéis de operação utilizados para configuração do sistema DP e também para a manutenção e diagnóstico do barramento ou de seus dispositivos; (c) DP SLAVE é um dispositivo periférico que coleta informações de entrada e envia informações de saída ao controlador.
Está correto o que se afirma em
Concurso:
TRANSPETRO
Disciplina:
Engenharia Elétrica
Questão Anulada
A topologia física de rede com fibras óticas mais adequada para prever a redundância de rotas de comunicação entre dois pontos de comunicação nos sistemas elétricos é a
Concurso:
TRANSPETRO
Disciplina:
Engenharia Mecânica
Questão Anulada
A necessidade de utilizar Controladores Lógicos Programáveis (CLP) em linguagem Ladder para controle e operação de sistemas automatizados prevê a utilização de elemento temporizador.
A esse respeito, observe as afirmativas a seguir.
I – O temporizador deve ser do tipo não retentivo, isto é, se a energização for perdida, o valor acumulado é zerado.
II – O temporizador deve possuir uma entrada que, ao se energizar, habilita o acúmulo do tempo decorrido.
III – O temporizador deve possuir uma saída que será energizada quando o valor acumulado for igual ao preestabelecido, e todas as outras condições de funcionamento do elemento estiverem satisfeitas.
Está correto o que se afirma em
A esse respeito, observe as afirmativas a seguir.
I – O temporizador deve ser do tipo não retentivo, isto é, se a energização for perdida, o valor acumulado é zerado.
II – O temporizador deve possuir uma entrada que, ao se energizar, habilita o acúmulo do tempo decorrido.
III – O temporizador deve possuir uma saída que será energizada quando o valor acumulado for igual ao preestabelecido, e todas as outras condições de funcionamento do elemento estiverem satisfeitas.
Está correto o que se afirma em
Concurso:
TRANSPETRO
Disciplina:
Engenharia de Automação e Controle
Um projeto de automação utiliza um sistema hidráulico que opera com resfriamento de água. A água circula através de uma bomba que a retira de um poço, à razão de 7,5 litros por segundo. O engenheiro identificou que o poço possui 10 metros de profundidade e que o rendimento da bomba é de 80%.
A potência mecânica, em HP, necessária e suficiente ao sistema hidráulico, atendendo às condições dadas, é