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A impedância longitudinal por quilômetro e a admitância transversal por quilômetro de uma linha de transmissão são, respectivamente, z = j 1,0 Ω/km e y = j 10 × 10-6 S/km, e o comprimento da linha é igual a 200 km. Sabe-se que a tensão de entrada da linha é igual à sua tensão nominal, e que o terminal de saída está em aberto. Considerando-se o modelo de linha média, então, o valor percentual da sobretensão acima da te5nsão nominal, no terminal de saída, é (A) 5
Considerando-se a estrutura institucional atual do setor elétrico brasileiro, o órgão que, dentre outras funções, tem a de definir as diretrizes para os procedimentos licitatórios e promover as licitações destinadas à contratação de concessionários de serviço público para produção, transmissão e distribuição de energia elétrica é
Uma carga trifásica equilibrada é alimentada por um banco de transformadores monofásicos conectados em Y-Y. Supondo que a conexão dos transformadores seja alterada para Y-Δ, e a carga seja alimentada pelo lado cuja conexão foi alterada, então, a potência da carga é multiplicada por um fator igual a
Um determinado gerador síncrono trifásico, conectado em estrela e operando em vazio, possui uma tensão de fase igual a 300 V. Quando uma carga trifásica equilibrada é conectada em seus terminais, a tensão terminal entre fase e neutro passa a ser de 280 V, sendo que a corrente de campo é mantida inalterada.

Desprezando-se a resistência de armadura e sabendo-se que a reatância síncrona por fase é igual a 1,0 Ω e, ainda, que o seno do ângulo de torque para essa condição é igual a 0,3, então, o valor, em kW, da potência ativa total fornecida à carga é
Um motor elétrico trifásico é alimentado por uma tensão cujo valor de linha é igual a 220 V. A corrente no motor em operação nominal é igual a 20 A, e o fator de potência indutivo é 0,9. Sabe-se que, para essa condição, o rendimento do motor é igual a 90%, e a velocidade de rotação do eixo é igual a 81 √3 rad/s.

O valor, em N.m, do torque no eixo do motor é