Filtrar


Questões por página:
 O exame radiológico em odontologia tem por objetivo verificar o tipo e a qualidade do osso alveolar e a existência de áreas com alterações patológicas, cistos, raízes residuais, dentes inclusos e extranumerários, espículas ósseas, osteoporose e outros corpos estranhos. Considere:

I. A radiografia panorâmica auxilia o profissional na consulta inicial porque fornece uma visão geral do estado da dentição e dos tecidos duros.

II. A tomografia computadorizada de feixo cônico fornece uma visão em 3 dimensões que permite a observação dos tecidos duros ou mineralizados.

III. No que tange à radiologia, tanto com relação a atuação dos especialistas como das clínicas radiológicas, a obrigação é considerada de “resultado".

IV. A radiografia é um meio auxiliar no diagnóstico, uma vez que os processos patológicos podem ser identificados e eventualmente diagnosticados por meio deste tipo de exame. Nesses casos, o exame clínico deixa de ser soberano.

V. Nas tomografias são considerados originais os cortes axiais e sagitais. A partir deles faz-se a reconstrução multiplanar, com cortes coronais, parassagitais e tridimensionais nos seus diferentes protocolos.

Está correto o que consta APENAS em 

O risco de aquisição do vírus da hepatite B (VHB) por meio de acidente perfurocortante com sangue sabidamente contaminado varia de 6% a 30%, sendo que uma quantidade ínfima de sangue contaminado (0,0001 mL) é suficiente para a transmissão do vírus. Em acidente perfurocortante envolvendo sangue de fonte desconhecida, o risco de aquisição do VHB é 57 vezes superior, quando comparado ao HIV, e o risco de vir a óbito é 1,7 vezes superior para o VHB, apesar da característica letal do HIV. Neste contexto, é INCORRETO afirmar:
Nos procedimentos em que estão envolvidas próteses e implantes dentais, considere:

I. As próteses livres de metal não estão indicadas nos casos em que a distância entre os dentes vizinhos antes do preparo seja maior do que 11 mm.

II. As próteses livres de metal não estão indicadas para pacientes com tecido gengival fino e linha do sorriso alta.

III. A reabsorção óssea com consequente migração da papila gengival está relacionada com o septo ósseo peri-implantar e a distância mínima que deve existir entre dois implantes é de 3 mm.

IV. Os implantes de grande diâmetro estão indicados em casos de retirada e reposição imediata do implante do mesmo sítio, implantação imediata após extração, qualidade óssea insuficiente, altura óssea insuficiente.

V. O uso de implantes em pessoas idosas está contraindicado devido às alterações físicas, psicológicas e condições de saúde associadas à idade que dificultarão em especial a higiene bucal.

Está correto o que consta APENAS em 

Em restaurações sobre implantes, a união da estrutura protética ao pilar pode ocorrer por meio do aparafusamento ou cimentação. Neste caso, é correto afirmar:
Atualmente, os implantes são uma opção no tratamento de todos os tipos de perdas dentárias. Considere:

I. o planejamento reverso consiste em antecipar os resultados do tratamento ao paciente, através do enceramento diagnóstico que, sendo visualizados, tornam-se mais compreensíveis e mais facilmente executáveis pelo profissional.

II. o guia cirúrgico possibilita maior precisão para o enceramento diagnóstico.

III. a presença de radiopacidade na área do implante indica presença de osseointegração.

IV. as sobredentaduras estão indicadas nos casos em que a reabsorção severa das bases ósseas não permite a instalação de número suficiente de implantes para a confecção da prótese fixa.

V. as contraindicações para implantes dentários são absolutas e relativas. Dentre as absolutas destacam-se: paciente jovem em idade de crescimento, cardiopatias de alto risco e outras doenças sistêmicas não controladas.

Está correto o que consta APENAS em