Filtrar


Questões por página:
A autenticidade dos documentos arquivísticos envolve os aspectos legal, diplomático e histórico. Relacione cada aspecto a sua descrição.
1. Legal 2. Diplomático 3. Histórico
( ) atesta eventos que de fato aconteceram ou informações verdadeiras. ( ) é mantido conforme produzido sem nenhuma alteração, lícita ou ilícita. ( ) dá testemunho sobre si mesmo em virtude da intervenção, durante ou após a sua produção, de uma autoridade pública garantindo sua genuinidade. ( ) foi escrito de acordo com as práticas do tempo e do lugar indicadas no texto e é assinado pela pessoa competente para produzi-lo.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Para evitar que documentos sejam rejeitados como provas, é fundamental a adoção de técnicas de autenticação que declarem a autenticidade dos documentos digitais produzidos e mantidos.
Sobre as maneiras de fazer essa autenticação, analise as afirmativas a seguir.
I. O Projeto Interpares apresenta duas maneiras de se proceder à autenticação de um documento digital: dependente de tecnologia ou independente de tecnologia. II. As diretrizes do Conarq recomendam preferencialmente a adoção de autenticação dependente de tecnologia para o arquivamento de documentos arquivísticos digitais. III. Uma autenticação independente de tecnologia é uma presunção de autenticidade feita com base na análise da forma e do conteúdo dos documentos e do ambiente em que foram produzidos e mantidos.
Está correto o que se afirma em
Para garantir a presunção de autenticidade dos documentos arquivísticos digitais, deve-se avaliar os ambientes informatizados onde é feita a custódia desses documentos, na auditoria e na certificação destes ambientes. Assim, é preciso manter uma linha de custódia digital documental entre o Sigad e o
A descrição é a maneira de possibilitar que os dados contidos nos documentos cheguem até os pesquisadores.
Sobre as normas de descrição arquivística, analise as afirmativas a seguir.
I. A ISAD(G) é uma norma internacional, aplicável a todos os tipos de materiais arquivísticos e pode ser utilizada tanto em sistemas manuais quanto automatizados. Tem alto grau de generalidade. II. A norma ISAAR(CPF) complementa a ISAD(G), regulando a descrição das funções dos produtores de documentos. III. A NOBRADE não é mera tradução das normas ISAD(G) e ISAAR(CPF), mas a adaptação das normas internacionais à realidade brasileira.
Está correto o que se afirma em
A ordenação dos arquivos permanentes deve ser feita por fundos. Se existe um numeroso material a ser arranjado, a partir do seu estudo como conjunto administrativo funcional deve ser feito