Filtrar


Questões por página:

Em uma estação de tratamento de água (ETA), o processo convencional de tratamento é dividido em fases. Em cada uma delas existe um rígido controle de dosagem de produtos químicos e acompanhamento dos padrões de qualidade para verificação da potabilidade de água. A desinfecção é a fase em que

A fissuração em estruturas de concreto, geralmente ocorre devido à deficiência da capacidade resistente. Em relação a essa patologia, considere:

I. As lajes podem sofrer fissuração por esmagamento do concreto, devido à reduzida espessura da laje.

II. Como consequência da insuficiente seção de aço diante do momento negativo ou positivo, as vigas podem sofrer fissuração por flexão.

III. A insuficiência de armadura para combate ao esforço cortante pode gerar uma fissuração por cisalhamento.

IV. As vigas podem sofrer fissuração por esmagamento do concreto, devido à insuficiência da armadura de compressão.

Está correto o que se afirma em

Na manutenção de edifícios, uma das patologias mais comuns é a fissura. Após a identificação da origem da fissuração, é necessário adotar técnicas para conter a sua propagação, principalmente com relação à atividade do defeito e à necessidade de se executar reforços estruturais, sendo que a solução depende ainda da profundidade da fissura. Durante vistoria em uma edificação, o engenheiro responsável identificou fissuras com abertura superior a 0,1 mm, para as quais especificou o preenchimento com resina epoxídica por meio da técnica de

As patologias dos revestimentos de fachadas apresentam-se de diversas formas, acarretando perda de desempenho relacionada aos aspectos estéticos, de proteção e de isolamento térmico e acústico para os quais o revestimento foi projetado. Anomalias frequentemente encontradas em obras são as eflorescências, que consistem em manchas brancas na superfície do revestimento. Quando esta patologia é identificada em revestimentos cerâmicos uma causa provável para o seu surgimento é

O patrimônio histórico e artístico nacional é constituído de um conjunto de bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público. Sobre o tombamento, considere:

I. Pode vir a constituir o patrimônio histórico e artístico nacional, o conjunto de bens móveis ou imóveis que estão vinculados a fatos memoráveis da história do Brasil.

II. Os bens locados para órgãos públicos são considerados partes integrantes do patrimônio histórico e artístico nacional mesmo antes de inscritos nos Livros do Tombo.

III. Os bens tombados não poderão ser destruídos ou demolidos sem prévia autorização do serviço do patrimônio histórico e artístico nacional. Contudo, poderão ser reparados, pintados ou restaurados antes de prévia autorização.

IV. Excluem-se do patrimônio histórico e artístico nacional as obras de origem estrangeira que pertenceram às representações diplomáticas acreditadas no país.

Está correto o que se afirma em