Filtrar


Questões por página:
Com relação ao referencial teórico-metodológico e ao instrumento técnico-operativo no trabalho com indivíduos, grupos e populações utilizados no cotidiano do assistente social, afirma-se:

I. A apropriação do referencial teórico- metodológico, por parte do assistente social, permite-lhe apreender a realidade numa perspectiva de totalidade e construir mediações entre o exercício profissional comprometido e os limites dados pela realidade de atuação.

II. No trabalho com indivíduos e grupos, cotidianamente o assistente social, em vez de atuar no sentido de prevenir os conflitos e as crises, tem em vista a resolução do problema aparente, e não das questões que o motivaram.

III. O assistente social exerce sua atividade profissional em diversos espaços, âmbitos, áreas, segmentos populacionais e em diferentes setores. Dessa multiplicidade de possibilidades de atuação, advém também uma variedade de processos de trabalho, o que exige desse profissional conhecimento específico de teorias do Serviço Social.

IV. Os conhecimentos de que o assistente social precisa apropriar-se no seu âmbito de atuação profissional varia, dos considerados específicos, decorrentes da área de Serviço Social, às apropriações sobre legislações políticas sociais, conhecimento e habilidade de trabalhar em equipes, em interfaces com poder público local.

Estão corretas APENAS as afirmações:
Considere as afirmativas a respeito do objeto no Serviço Social, método, metodologia e estratégia de ação.

I. As estratégias de ação do assistente social estão voltadas para a intervenção nas diferentes manifestações da questão social com vistas a contribuir com a redução das desigualdades e injustiças sociais.

II. O assistente social deverá imprimir em sua intervenção profissional uma direção, sendo necessário conhecer e problematizar o objeto de sua ação profissional, ou seja, ter atitude investigativa.

III. A atitude investigativa é o fomento básico do exercício profissional do assistente social, que se refere à crítica do desocultamento do real.

IV. O trabalho do assistente social deverá ser norteado por um plano de intervenção profissional objetivando construir estratégias coletivas para o enfrentamento das diferentes manifestações de desigualdades e injustiças sociais.

É correto o que se afirma APENAS em
As análises de Netto (1990/1996) compreendem de forma madura a consolidação da vertente de ruptura com o conservadorismo e sua importância para a renovação teórico-cultural da profissão. Segundo o autor, é CORRETO afirmar que:
O Serviço Social surge como resultado do conjunto de mudanças ocorridas nas esferas das relações e processos de trabalho e dos novos arranjos e desenhos do Estado, das políticas sociais e dos próprios movimentos sociais.

Em relação ao exposto é CORRETO afirmar que:
Em relação aos fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social no Brasil identificam-se diferentes posicionamentos, lógicas e estratégias que permearam o pensamento e a ação profissional nessa área, a saber:

I. É conhecida a relação entre a profissão e o ideário católico na gênese do Serviço Social brasileiro, no contexto de expansão e secularização do mundo capitalista.

II. A profissão não assumiu caráter de apostolado fundado em uma abordagem da "questão social" como problema moral e religioso.

III. A intervenção em Serviço Social nos anos 60 priorizou a formação da família e do indivíduo para solução dos problemas e atendimento de suas necessidades psicológicas, educacionais, de habitação, direitos do cidadão, saúde e proteção à maternidade.

IV. O contributo do Serviço Social nos anos 2000 foi o de imprimir os valores e comportamentos de seus "clientes" na perspectiva do ajuste à sociedade.

V. Os referenciais orientadores do pensamento e da ação do emergente Serviço Social tem sua fonte na Doutrina Social da Igreja, no ideário franco- belga de ação social e no pensamento de São Tomás de Aquino (séc. XII).

É correto o que se afirma APENAS em: