Filtrar


Questões por página:
A suspeita clínica de tromboembolismo pulmonar baseia-se na identificação de fatores de risco e sua confirmação exige a confirmação do trombo ou de seus efeitos fisiopatológicos. Assinale a opção correspondente ao achado em exame complementar que confirma o diagnóstico dessa enfermidade.
Sinusite aguda é definida como inflamação e(ou) infecção dos seios da face. Estima-se a sua incidência na população brasileira em torno de dez milhões de casos por ano. A respeito da etiologia das sinusites, assinale a opção correspondente ao agente causal mais frequente em pacientes imunocompetentes.

Um homem de setenta anos de idade ao procurar atendimento em um pronto-socorro informou apresentar, havia sete dias, febre, calafrios e dor pleurítica à direita, seguidos de tosse que eliminava secreção amarelada. O exame físico mostrou paciente lúcido e orientado no tempo e no espaço, com frequência respiratória de 32 irpm, PA de 80 mmHg × 40 mm de Hg, temperatura de 39 ºC e crepitações inspiratórias em terço médio do hemitórax direito.

A possibilidade de o paciente apresentar doença provocada por agente bacteriano resistente ao uso de antimicrobianos habitualmente prescritos pode ter como fator de risco o fato de a

A doença pulmonar obstrutiva crônica — DPOC — está ligada à resposta inflamatória exagerada do pulmão frente à inalação de partículas ou gases tóxicos. Assinale a opção correspondente ao principal procedimento para o diagnóstico da DPOC.
A diretriz da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia para o manejo da asma, publicada em 2012, reforça a importância de se estabelecer o controle da doença. Para tal, são avaliados parâmetros considerados marcadores indiretos do controle da inflamação das vias aéreas respiratórias. Assinale a opção correspondente ao indicador da existência de asma controlada.