Filtrar


Questões por página:
A composição do papel do psicólogo no campo Jurídico foi objeto de análise no estudo realizado por Roehring e Siqueira (2007). Segundo as autoras, é correto afirmar em relação ao papel do psicólogo:

I. A construção da identidade profissional tem, nos conceitos de identidade, papel e relação, o suporte para a estruturação do papel profissional, num processo similar ao do desenvolvimento humano.

II. Nos elementos de configuração do papel do psicólogo jurídico, o termo jurídico refere-se a uma qualidade desta identidade – indica uma relação com o campo do Direito.

III. Ao propor um esquema da rede de sustentação da identidade profissional, as autoras propõem: Núcleo Identitário, referências representacionais, e sentimento de identidade profissional. As referências representacionais abordam o processo de trabalho: objeto, processo e produto.

IV. Cabe ao psicólogo visualizar, além dos fenômenos e processos psicológicos, o processo humano e subjetivo que se desenrola na vida dos indivíduos envolvidos, dinâmicas relacionais implicadas num conflito devem ser consideradas no momento das indicações e intervenções realizadas.

Está(ão) correta(s) APENAS:
Estilos parentais se caracterizam pelas práticas de criação dos filhos. Essas práticas são críticas para compreender a competência social dos filhos. Segundo Diana Baumrind, os estilos podem ser classificados em:

I. Pais permissivos, Pais autoritários, Pais democráticos e Pais Negligentes.

II. Monitoria Positiva, Punição física, Humor Instável e Monitoria Negativa.

III. Apego seguro e Apego inseguro.

IV. Modelo Moral Positivo e Modelo Moral Negativo.

Está(ão) correta(s) APENAS:
A adolescência foi estudada por muitos autores. Reconhecer a contribuição teórica e manejar os conceitos básicos de cada abordagem instrumentaliza o Psicólogo no entendimento desta fase do desenvolvimento. Compreender a adolescência como consciência da própria singularidade, conhecimento de papel a desempenhar e identificar os papéis adequados na vida foi uma proposta teórica da autoria de?
Questão Anulada
Fadiman e Frager (2004), em sua obra “Personalidade e crescimento Pessoal”, no capítulo 11, apresentam a teoria do Behaviorismo Radical e as contribuições de B. F. Skinner. Em relação ao autor e a abordagem pode-se afirmar:

I. Skinner considera a personalidade, da forma como o termo é normalmente utilizado, como uma ficção explanatória. Mente e corpo não são separados.

II. A palavra self é considerada por Skinner com uma ficção explanatória. Quando não conseguimos mostrar o que é responsável pelo comportamento de um homem, dizemos que ele próprio é responsável por isso. Portanto o EU é o iniciador da conduta.

III. Em vez de tratar as emoções como vagos estados interiores, Skinner sugere que seja utilizada uma abordagem descritiva. Os indivíduos devem aprender a observar comportamentos associados

IV. Skinner passou o verão de 1928 na Europa, suas aventuras incluíam voar de avião com a cabina aberta no meio da chuva, passar uma noite ordinária com uma prostituta e fazer os costumeiros passeios com os seus pais.

Está(ão) correta(s) APENAS:

Pereira, Zanoni e Moser (2007) ao analisarem a formação do autoconceito e da autoestima em crianças institucionalizadas destacam:

I. A criança tratada com amor e respeito tende a internalizar esses sentimentos e sentir que é uma pessoa capaz de ser amada e respeitada. Ela cresce acreditando que é merecedora de amor e possui um espaço no mundo.

II. O autoconceito é nossa imagem de nós mesmos. É o que acreditamos em relação a quem somos – o quadro integral de nossos traços e capacidades, é um sistema de representação descritiva e avaliativa em torno do eu.

III. O autoconceito não é inato, mas é na infância que ele se estrutura/desenvolve, graças a influência de pessoas significativas do ambiente familiar, escolar e social.

IV. Autoestima é a avaliação que o indivíduo faz de si mesmo e que tende a se manter; expressa uma atitude de aprovação ou repulsa e até que ponto o sujeito se sente capaz, significativo, bem-sucedido e valioso. A autoestima é o juízo pessoal do valor que está expresso nas atitudes que um indivíduo tem para consigo mesmo.

Está correto o que se afirma APENAS em: