Petrobras - 2014 - 2
limpar filtros
Questões por página:
Um sistema trifásico, com sequência de fases ABC, possui dois wattímetros instalados (W1 e W2) alimentando uma carga equilibrada ligada em triângulo. A tensão de linha do sistema é de 240 V, sendo V BC ∠ 0o, e as impedâncias da carga apresentam valor de 30 ∠ 30o
As leituras apresentadas por W1 e W2, em watts, são, respectivamente,

As Figuras abaixo correspondem à designação de ligações e diagrama fasorial para um transformador trifásico.

Após analisar as Figuras, verifica-se que o deslocamento angular para esse equipamento, em graus, é de

Em uma petroquímica, é instalado um transformador com as seguintes características: potência aparente de 1.250 kVA; relação 13,8 - 0,48 kV; ligação do enrolamento primário em triângulo e do enrolamento secundário em estrela aterrado, apresentando perdas em vazio iguais a 1,8 kW, perdas no cobre iguais a 5 kW e fator de potência 0,9.

O valor da carga, em kVA, para o máximo rendimento desse transformador será de
Uma corrente elétrica de valor 400 A percorre um longo condutor sólido horizontal (Y) fixo. Acima desse e em paralelo, deseja-se colocar outro condutor sólido delgado (X) que pesa 0,025 N/m e que será percorrido por uma corrente de 5 A.

Para sustentar o condutor (X) acima do condutor (Y), apenas pela repulsão magnética, a distância (d) entre eles, em milímetros, deverá ser de

Dados
• π = 3,14.
• constante de permeabilidade igual a 12,56 × 10-7 Wb/A.m
• constante de permissividade igual a 8,85 × 10-12 F/m.
Um motor elétrico de indução trifásico está funcionando a plena carga, quando, em determinado momento, perde uma das fases de sua alimentação.

Nessas condições, verifica-se que a