Petrobras - 2014 - 2
limpar filtros
Questões por página:
Uma indústria que opera equipamentos especiais necessita da geração de corrente contínua para atender a uma carga específica. Para isso, ela utiliza geradores de excitação composta (compound), de potências nominais distintas, operando em paralelo.

Desse modo, é necessário

A Figura acima representa uma instalação industrial em operação, onde a carga total equivalente é representada por ZL = (8 + j6) ohms, e o transformador é considerado ideal.

Nessa situação, a corrente em ampères (I P) no primário do transformador é

Numa subestação de uma fábrica de explosivos, há um transformador de corrente (T.C.) destinado ao serviço de proteção e, no seu secundário, há uma carga ligada de 3 + j4 ohms, correspondente a 550 volt.amper (V.A.).

Se a potência nominal dessa carga é igual a 1.100 V.A., e o fator de sobrecorrente desse T.C. é igual a 15, o fator de sobrecorrente nominal ou de segurança é
No enrolamento do secundário de um transformador de potencial (T.P.), a tensão normalmente padronizada é 115 volts ou 115 /√3.

Os equipamentos alimentados através de um (T.P.) têm como característica

O desenho acima corresponde à instalação de um disjuntor (D) com um inversor de frequência (I) de controle escalar ligado a um motor elétrico de indução que tem em seu eixo um ventilador. Do sistema desse ventilador foi retirado o dispositivo de restrição ou perda de carga (damper) para regulação da vazão de ar.

Dessa maneira, o controle de velocidade no motor pelo inversor irá produzir uma variação na vazão de ar no ventilador, sendo que quando ocorre a redução dessa vazão, há implicação na(o)