limpar filtros
Questões por página:
Em relação a NR 32, considere as afirmativas abaixo.

I. Para todo trabalhador dos serviços de saúde deve ser fornecido, gratuitamente, programa de imunização ativa contra tétano, difteria, hepatite B e os estabelecidos no PCMSO e sempre que houver vacinas eficazes contra outros agentes biológicos a que os trabalhadores estão, ou poderão estar, expostos, o empregador deve fornecê-las gratuitamente.

II. A vacinação deve obedecer às recomendações do Ministério da Saúde e o empregador deve assegurar que os trabalhadores sejam informados das vantagens e dos efeitos colaterais, podendo desligar aqueles trabalhadores que se recusarem a serem vacinados.

III. A gestão da redução dos riscos de acidentes com materiais perfurocortantes, com probabilidade de exposição a agentes biológicos, por meio da elaboração, implementação e atualização de plano de prevenção de riscos de acidentes com materiais perfurocortantes é tarefa exclusiva da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.

Está correto o que se afirma APENAS em
Paciente é encaminhado da Clínica Médica para ambulatório de saúde ocupacional com suspeita de doença profissional apresentando queixas de parestesia em membros superiores, palidez cutânea, fadiga intensa e episódios de dores abdominais nos últimos 8 meses. Relata trabalho em indústria de tintas, no setor de mistura de pigmentos há 6 anos. Refere local com muita poeira dos diversos pigmentos utilizados para coloração das tintas, não existindo ventilação local exaustora e como proteção a utilização apenas de máscara facial ocasionalmente. A principal hipótese diagnóstica para o caso é intoxicação pelo
Em relação às doenças que afetam trabalhadores e também põem em risco a saúde da população, considere as afirmativas abaixo.

I. O desenvolvimento do mesotelioma maligno de pleura pode ocorrer tanto na exposição ocupacional de trabalhadores expostos a fibras de asbesto, quanto na exposição ambiental em domicílios próximos a plantas industriais que utilizam a fibra e/ou em familiares de trabalhadores que se exponham através de roupas contaminadas com fibras de asbesto.

II. O desenvolvimento do mesotelioma maligno de pleura é dose-dependente, portanto é necessária uma exposição excessiva quanto ao número de fibras para poder iniciar e promover o tumor.

III. O mesotelioma maligno de pleura deve ser classificado como Grupo II da Classificação de Schilling, em que o trabalho atua como fator contributivo, mas não necessário, pois há outros fatores de risco como, p. ex., ter residido nas proximidades industriais que processam o asbesto atuando como fator de risco adicional.

Está correto o que se afirma APENAS em

As novas Diretrizes de Ressuscitação Cardiopulmonar - RCP estabelecem que, em casos de Parada Cardiorrespiratória - PCR,

Cabe ao Perito Médico Administrativo