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Os testes psicométricos são instrumentos importantes na avaliação dos candidatos, implementados por meio da seleção de pessoal. Como as provas de conhecimentos, eles avaliam certos aspectos individuais do candidato com o intuito de verificarem se ele se encaixa na vaga aberta pela organização. No entanto, enquanto os testes psicométricos avaliam as aptidões dos candidatos, as provas de conhecimento analisam a sua capacidade. A partir dessa distinção fundamental, capacidade caracteriza-se como
Em um processo seletivo para contratação de pessoal, a entrevista desempenha um papel importante. Nesse processo, deve-se considerar que
Quando uma avaliação de desempenho está sendo planejada, precisa-se estabelecer critérios que permitam saber em relação a que padrão será feita a avaliação, considerando que
Qualquer intervenção em uma organização de trabalho pode requerer uma avaliação de desempenho. Uma avaliação de desempenho identifica necessidades de treinamento e desenvolvimento, valida programas de seleção, fornece feedback aos funcionários e pode servir para decidir a alocação de recompensas. Quando se decide quem deve fazer a avaliação de desempenho,deve-se considerar as vantagens e desvantagens de cada opção.
Associe o agente da avaliação, na coluna da esquerda, às vantagens e desvantagens que a escolha desse agente implica, na coluna da direita.

AGENTE DA AVALIAÇÃO
I – Superiores imediatos
II – Colegas
III – Subordinados imediatos

VANTAGENS / DESVANTAGENS
P – Possuem a maior proximidade possível no ambiente de trabalho / O julgamento pode ser comprometido devido a vieses pessoais.
Q – É uma avaliação propícia a ambientes de qualidade total e trabalho em equipe / Pode ser dispendiosa e requerer treinamento para sua análise.
R – Estão diretamente interessados no desempenho / Não funciona bem em ambientes de trabalho em equipe.
S – São propícias para promover ambientes de autonomia, transparência e honestidade / É uma avaliação que exige o anonimato para ser confiável.

Estão corretas as associações
Diversos autores consideram a cidadania organizacional um padrão comportamental, representando uma classe de condutas dirigidas à organização empregadora. Em conformidade com tal linha de pensamento, as medidas de avaliação da cidadania organizacional estão corretas em avaliar