limpar filtros
Questões por página:

Considere uma árvore binária de busca cujos nós armazenam números inteiros variando de 1 a 100, na qual se quer buscar o número 54. Qual das seguintes sequências representa uma sequência de busca válida dentro desta árvore?



Ao tentar compilar e executar o código acima, o resultado será

Uma árvore B é um tipo de árvore que se mantém balanceada com o decorrer do tempo, usando-se uma série de operações que garantem a manutenção de uma série de propriedades importantes. Ela possui uma propriedade denominada ordem, que consiste no número máximo de filhos que cada nó pode ter. Com base nesses conceitos, considere as seguintes propriedades da árvore B:

I - em uma árvore B de ordem d, a raiz armazena um número de elementos n tal que d ≤ n ≤ 2d;
II - em um nó de uma árvore B que contenha n elementos, têm-se exatamente n+1 ponteiros que não apontam para vazio (nil ou null);
III - em uma árvore B de ordem maior do que 1, é possível que uma folha armazene apenas um elemento.

É(São) correta(s) APENAS a(s) propriedade(s)

Os vetores e as listas encadeadas constituem as estruturas de dados mais simples e fundamentais para a construção dos algoritmos e são necessários em grande parte das situações de desenvolvimento de programas computacionais. Cada um deles possui características importantes que os tornam mais ou menos eficientes em determinadas operações, acelerando-as ou prejudicando-as devido à estrutura de armazenamento dos dados. Relacione as operações apresentadas na coluna da esquerda com o respectivo pior tempo de execução, entre os indicados na coluna da direita.

Operação (coluna esquerda)
I – Busca de elemento em vetor ordenado
II – Busca de elemento em lista simplesmente encadeada
III – Recuperação de predecessor do nó corrente em lista duplamente encadeada
IV – Recuperação de predecessor do nó corrente em lista simplesmente encadeada

Pior tempo de Execução (coluna direita)
P – O(1)
Q – O(n)
R – O(log n)

Estão corretas as associações

Uma lista simplesmente encadeada pode ser transformada em uma lista duplamente encadeada em tempo O(1)

PORQUE

Para transformar uma lista simplesmente encadeada em duplamente encadeada basta fazer uma cópia invertida de cada ponteiro (o destino do novo ponteiro passa a ser a origem do ponteiro original e vice-versa) e existe um número constante e limitado de cópias a fazer.

Analisando as afirmações acima, conclui-se que