1.797 Questões de concurso encontradas
Página 326 de 360
Questões por página:
Em relação às espécies de avarias, analise as afirmativas a seguir.
I - As avarias simples ou particulares são caracterizadas pela participação efetiva da vontade humana a fim de preservar o bem-comum diante de perigo ou desastre imprevisto, ou seja, ocorrem quando um sacrifício ou despesa extraordinária e voluntária são efetuados.
II - Os prejuízos decorrentes do dano sofrido numa avaria simples ou particular ficarão ao encargo do proprietário da coisa lesionada, sendo-lhe assegurado o direito de regresso contra o causador do dano, que será considerado isoladamente, ou seja, ao navio ou à carga.
III - As avarias comuns ou grossas são caracterizadas pela natural falta de atenção humana diante da proteção ao navio ou à carga, ou seja, são involuntárias, sendo os prejuízos sofridos pelo navio, carga ou frete decorrentes de fatos ordinários da navegação.
Está correto APENAS o que se afirma em
Associe o tipo de navio, apresentado na coluna da esquerda, à sua respectiva característica, na coluna da direita.
coluna esquerda
I - Carga geral
II - Porta-contentores
III - Transporte de LNG
IV - Roll-on roll-off
coluna direita
P - Transporte da carga em tanques construídos com paredes de pequena espessura (membrana), que podem expandir e contrair livremente.
Q - Rampas na popa ou no costado, permitindo que a carga seja embarcada e desembarcada por meio de veículos.
R - Tanques bastante compartimentados por anteparas longitudinais e transversais, com o objetivo de diminuir o efeito de superfície
livre.
S - Movimentação da carga através de equipamentos instalados no convés (guindastes e paus de carga).
T - Transporte da carga na forma de unidades padronizadas (TEU – twenty foot equivalent units).
A associação correta é
Em relação aos navios liners e tramps, analise as afirmativas a seguir.
I - Os navios tramps ficam em desvantagem em relação aos navios liners nas negociações por contratos quando a oferta de navios supera a demanda por transporte de carga.
II - Os navios tramps cobrem rotas regulares, e cada viagem pressupõe um ou vários contratos de afretamento, onde um ou mais comerciantes ocupam toda a capacidade de carga ou parte dela.
III - Os navios liners são empregados em rotas não regulares, com portos e escalas indefinidos previamente, sem a necessidade de serem anunciados, nem sempre estando disponíveis a todos os embarcadores.
Está correto APENAS o que se afirma em