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Nossa tendência é culpar alguém que está de fora de nossa área ou unidade de trabalho, mas o pensamento sistêmico nos remete à ideia de que os problemas e suas causas fazem parte de um único sistema pelo qual somos todos responsáveis.

PORQUE

O pensamento sistêmico torna viável trabalhar várias alternativas ao mesmo tempo, já que as escolhas, por mais risco que apresentem em determinado momento, não implicam o abandono de outras questões importantes e do aprendizado.

A esse respeito, conclui-se que
Uma diretora executiva de uma multinacional brasileira trabalha mais de 12 horas diárias. Constantemente, visita as subsidiárias em diversos países para acompanhar o desenvolvimento das estratégias. A alta direção está desenvolvendo um plano de reestruturação da sua diretoria para que ela possa viajar menos, trabalhar um número inferior de horas e se dedicar mais a seus projetos pessoais e familiares.
A executiva não aceitou a proposta, sugerindo que outras pessoas não conseguiriam realizar suas funções executivas adequadamente. Adicionalmente, afirmou que não poderia abrir mão de sua posição para, em troca, se dedicar aos seus projetos pessoais e familiares.
Conclui-se que sua motivação está na satisfação de necessidades
Uma empresa de TV a cabo está desenvolvendo uma nova modalidade de treinamento para sua equipe de instalação e manutenção. O novo treinamento será realizado durante uma semana, por meio de instrução em sala de aula, no período da manhã, e do trabalho sob orientação de um colega mais experiente, no período da tarde.

A situação envolve a técnica de treinamento
Uma boa funcionária ocupa um mesmo cargo há três anos e realiza uma atividade técnica extremamente especializada. Ela conversou com seu supervisor sobre sua desmotivação e desinteresse.
Seu supervisor começou a avaliar alguns sistemas motivacionais disponíveis e decidiu incentivá-la a permanecer e melhorar seu desempenho no trabalho, associando- o à sua realização pessoal. Para tal, propôs aumentar seu escopo de trabalho, inserir novos desafios e responsabilidades, delegar certa autonomia decisória e possibilitar futuras progressões salariais.
Nessa situação, o supervisor buscou um sistema motivacional conhecido como

O gerenciamento e a avaliação do desempenho de um colaborador podem ser realizados por diferentes métodos. Nessa perspectiva, associe os métodos citados na coluna da esquerda às suas descrições, na coluna da direita.

coluna esquerda
I - Administração por objetivos
II - Incidentes críticos
III -Comparação entre pares

coluna direita
P - Requer que o gerente compare os colaboradores a partir de aspectos de desempenho e acompanhe o desenvolvimento junto a eles.
Q - Requer que o gerente registre exemplos de comportamentos de trabalho bons ou indesejáveis de um funcionário e revise-os periodicamente.
R - Requer que o gerente estabeleça metas viáveis e mensuráveis para cada funcionário e discuta, periodicamente, o processo em direção às metas.
S - Requer que o gerente compare os objetivos e indicadores críticos.

Está correta a associação

P - Requer que o gerente compare
os colaboradores a partir
de aspectos de desempenho
e acompanhe o desenvolvimento
junto a eles.
Q - Requer que o gerente registre
exemplos de comportamentos
de trabalho bons ou
indesejáveis de um funcionário
e revise-os periodicamente.
R - Requer que o gerente estabeleça
metas viáveis e
mensuráveis para cada funcionário
e discuta, periodicamente,
o processo em direção
às metas.
S - Requer que o gerente compare
os objetivos e indicadores
críticos.