1.960 Questões de concurso encontradas
Página 218 de 392
Questões por página:
Um gás ideal, com capacidades caloríficas constantes, passa pela seguinte sequência de processos mecanicamente reversíveis em um sistema fechado:
1. de um estado inicial a 100 o C e 1 bar, é comprimido adiabaticamente até 150 o C;
2. em seguida, é resfriado de 150 o C a 100 o C, a pressão constante;
3. finalmente, é expandido isotermicamente até o seu estado original.
Para o ciclo completo, as variações de energia interna (ΔU) e entalpia (ΔH) são
Um tanque, inicialmente sob vácuo, é preenchido com um gás proveniente de uma linha com pressão constante. Desprezando-se a transferência de calor entre o gás e o tanque e as variações de energia cinética e potencial, a relação entre a entalpia específica do gás na linha de entrada e a energia interna específica do gás no interior do tanque, após o enchimento (U), é
A espécie Ocimum selloi BENTH, da Família Lamiaceae, é conhecida popularmente como alfavaca. De seu óleo essencial podem ser obtidas as substâncias estragol (P), transanetol (Q) e cisanetol (R). Suas estruturas e suas respectivas composições, obtidas por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas, estão ilustradas abaixo.
Disponível em: http://teses.icict.fi ocruz.br/pdf/paulajfpm.pdf
Acesso em: 08 out. 2010. (Adaptado)
Em relação a algumas reações que podem ser realizadas com o estragol, transanetol e cisanetol, analise as afirmativas a seguir.
I - Os produtos principais da reação de hidrogenação de (P) e (Q), catalisada por platina a 25 °C e a pressão de 1 atm, são isômeros constitucionais.
II - Tanto (Q) como (R) podem descorar uma solução de em tetracloreto de carbono com a formação de um mesmo produto principal de reação.
III - A reação de (P) com HBr pode levar a formação de um produto de reação idêntico ao obtido na reação de (Q) com HBr.
IV - O calor liberado na reação de hidrogenação da dupla olefínica de (Q) é menor do que na de (R).
Estão corretas APENAS as afirmações
O esquema abaixo representa o resultado de uma cromatografia em camada fina, em placa de sílica gel, realizada simultaneamente com os analitos A e B. Após revelação por vapores de iodo, foram observadas as manchas 1, 2, 3 e 4, cada uma delas relacionada a apenas uma substância.
A partir dos resultados obtidos nesse experimento, conclui-se que