154 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 31
Questões por página:
O JavaServer Pages (JSP), extensão da tecnologia Servlet, é um documento convertido pelo container JSP em uma servlet. Com o crescimento da web, as tecnologias de programação para esse ambiente também evoluem. Para que os programadores web possam desenvolver conteúdos dinâmicos com a reutilização de componentes predefinidos com interação de componentes que utilizam script do lado do servidor, essas ações são permitidas com a utilização de JSP. O JavaServer Faces (JSF) é um framework de aplicativo web que simplifica o design da interface com o usuário de um aplicativo, separando ainda mais a apresentação de um aplicativo web da sua lógica de negócio. Acerca das tecnologias JSP e JSF, assinale a afirmativa INCORRETA.
Em 1995, Rasmus Lerdorf criou uma ferramenta para uso pessoal denominada PHP/FI (Personal Home Page/Forms Interpreter). Nascia, então, uma das linguagens de programação voltada para a web e que mais cresceu nos últimos anos, devido à quantidade, qualidade e diversidade de recursos, bem como à sua fácil utilização. De acordo com estudos e matérias publicados, milhões de sites utilizam essa linguagem que possui uma grande quantidade de scripts superando outras linguagens nesse quesito. A união dessa linguagem com outras como: Linux, Apache e MYSQL originou a sigla LAMP, trazendo popularidade à referida ferramenta, em se tratando de desenvolvimento web. Os comandos em PHP podem ser divididos em diversas categorias, por exemplo: arrays, strings, variáveis, funções, classes e objetos, entre outras. Sobre algumas funções da categoria arrays, assinale a alternativa correta.
As metodologias ágeis de desenvolvimento surgiram em meados de 1990, como reação aos chamados métodos pesados de desenvolvimento, que eram caracterizados por muita formalidade nas documentações e regulamentações. Muitos eram gerenciados pelo tradicional modelo em cascata. Em 2001, de fato, após uma reunião no estado de Utah, surgiu, definitivamente, e foi propagado o paradigma de desenvolvimento de softwares ágeis. Muitos foram os motivos que levaram a essa concepção, por exemplo: gestão orientada a pessoas, adaptabilidade de processos, design e construção de software usando uma metodologia adaptativa, entre outros. Uma dessas metodologias ágeis é “centrada em estabelecer os recursos e o tempo fixo para o desenvolvimento de um projeto, ajustando suas funcionalidades de maneira a atender os prazos estipulados”. A respeito dessa metodologia, assinale a alternativa correta.
A pesquisa de dados envolve a determinação da chave pesquisada estar ou não entre os dados pesquisados e, caso esteja, que seja encontrada sua localização. Em computação, a pesquisa tem um papel importante, pois de posse do campo chave a ser pesquisado fica mais fácil encontrar determinado arquivo, ou mesmo qualquer item que se queira buscar. Já a classificação envolve a organização dos dados em uma determinada ordem, por exemplo: crescente, decrescente, ordem alfabética, numérica, entre outros. Acerca dos algoritmos de pesquisa e classificação, analise as afirmativas a seguir.
I. Diz‐se que o algoritmo 0(log n) tem um tempo de execução linear.
II. A pesquisa binária executa em 0(log n) vezes, pois cada passo remove metade dos elementos restantes.
III. O algoritmo de classificação por inserção executa no tempo 0(n²), no pior caso e no caso médio.
IV. No pior caso, a primeira chamada à classificação por intercalação tem de fazer 0(n) comparações para preencher os n slots no array final.
Estão corretas apenas as afirmativas
Com o crescimento de dispositivos conectados à internet, o número de endereços IPv4 disponíveis está praticamente esgotado. Algumas empresas ainda possuem alguns blocos de endereços IPv4, mas comercialmente já está difícil conseguir algum bloco para aquisição. Há muito já se fala nesse problema e, por isso, foi criado um novo protocolo, o IPv6, que deverá se tornar o padrão de fato para a internet e as redes em geral. Com a entrada do IPv6 uma das mudanças está no tamanho do endereço, passando dos atuais 32 bits para 128 bits. O IPv4 utiliza quatro octetos, agrupados três a três, ao passo que o IPv6 utiliza caracteres hexadecimais, agrupados em oito conjuntos de quatro caracteres. Um datagrama IPv6 possui algumas diferenças, se comparado com o seu antecessor. Alguns campos foram suprimidos no IPv6, tornando o datagrama mais simples. São campos do novo datagrama IPv6, EXCETO: