TRE-MG - 2013 - Analista Judiciário
limpar filtros
Questões por página:
A cavidade oral pode abrigar de 400 a 1000 espécies bacterianas. Pode-se estimar, portanto, que o cirurgião dentista trabalha com microbiota complexa, tanto quantitativa quanto qualitativamente. Caso não sejam adotadas medidas corretas de biossegurança, o profissional ficará cada vez mais exposto a doenças infecciosas. Esse tipo de doença ocorrerá quando o micro-organismo patogênico conseguir invadir o hospedeiro, sobreviver e multiplicar. Sabendo-se que a transmissão depende de 4 fatores, marque a alternativa correta.
É sabido pela literatura que há uma relação de patógenos e doenças infecciosas comuns relacionados às infecções em hospitais e laboratórios que podem ser transmitidos no consultório odontológico. Marque a alternativa correta.
Questão Anulada

Os cirurgiões dentistas devem estar atentos para a ocorrência nunca eletiva das infecções severas. Analise as afirmativas sobre infecções odontogênicas.

I. Os espaços vestibulares, infraorbitais e subperiosteais podem ser classificados como de baixa severidade, porque as infecções nestes espaços não ameaçam as vias aéreas ou estruturas vitais.

II. Os limites anteriores e posteriores do espaço sublingual são a superfície lingual da mandíbula e o espaço sub-mandibular, respectivamente.

III. Uma infecção proveniente do dente 31 pode envolver o espaço submassetérico.

IV. A celulite, normalmente, apresenta dor severa e generalizada, é dura e muito sensível à palpação e possui grau de severidade leve.

Estão corretas apenas as afirmativas

Questão Anulada
“Em casos de traumatismos dentários onde ocorre intrusão, o dente é direcionado para o interior do processo alveolar devido a um impacto dirigido axialmente.”
(Andreasen & Andreasen, 2001.)

De acordo com a afirmativa anterior, é correto afirmar que
“A fratura passa pela parede lateral do seio, parede lateral nasal, pelo terço inferior do septo e separa as placas ptegoideas. Assim, todo o segmento mobilizado consiste de uma base alveolar maxilar, do osso palatino, do terço inferior do septo nasal e do terço inferior das placas pterigoideas. Os dois terços superiores desses ossos permanecem associados com a face.”

(Cunningham Jr. & Haug, 2009.)

A fratura descrita anteriormente denomina-se