TJ-GO - 2014 - Analista Judiciário
limpar filtros
Questões por página:
O processo educativo guarda íntima relação com os processos perceptivos de um indivíduo. De acordo com LÚRIA, “a percepção depende de práticas humanas historicamente estabelecidas que podem, não só alterar os sistemas de codificação usados no processamento da informação, mas também influenciar a decisão de situar os objetos percebidos em categorias apropriadas.” Sendo assim, o autor trata o processo perceptivo como similar ao pensamento:
Piaget afirma que toda desequilibração constitui condição necessária da aprendizagem. Uma das formas fundamentais que propiciaria tal fenômeno seria:

Do ponto de vista psicológico, falar de aprendizagem significativa equivale a pôr o processo de construção de significados como elemento central do processo de ensino aprendizagem.

Em termos piagetianos, podemos dizer que construímos significados integrando ou assimilando o novo material de aprendizagem aos esquemas que já possuímos de compreensão da realidade. O que empresta um significado ao material de aprendizagem é precisamente um dos elementos estruturais do Processo de Equilibração Majorante na Teoria Piagetiana. Trata-se da:

Segundo NÓVOA, em As organizações escolares em análise (1992), no que concerne às características organizacionais das escolas, “o funcionamento de uma organização escolar é fruto de um compromisso entre a estrutura formal e as interações que se produzem no seu seio, nomeadamente entre grupos com interesses distintos”. Ainda segundo o autor, a Estrutura Social da Escola constitui-se como uma das grandes áreas sobre as quais se centram os estudos das organizações escolares.

Um dos elementos constitutivos dessa área seria:
PARO, em sua obra denominada Administração escolar: introdução crítica (2012), ao discutir a especificidade da administração escolar, relata: “...a escola assume um papel efetivamente revolucionário à medida que consiga levar as massas trabalhadoras a se apropriarem do saber historicamente acumulado e a desenvolverem a consciência crítica da realidade em que se encontram.”

Ainda segundo o autor, um dos principais impedimentos para que a escola consiga empreender o papel acima descrito seria: