TJ-GO - 2014 - Analista Judiciário
limpar filtros
Questões por página:
FB, masculino, 18 anos, hígido, necessitava, segundo seu dentista, extrair 2 dentes sisos. Ele nunca apresentara qualquer outro problema dentário nem de saúde em geral, não usava medicamentos ou drogas, desconhecia ser alérgico a qualquer substância. O primeiro dente foi extraído sem complicações e na segunda extração, realizada 3 semanas mais tarde, minutos após a injeção local de Xylocaína, o rapaz começou a apresentar sinais de ansiedade, sensação de calor, bolo na garganta, dispneia com sibilos audíveis, cianose, rouquidão e estridor ao tentar falar. Desesperado, o dentista chamou a UTI móvel que mantinha de sobreaviso da qual nunca necessitara antes, mas FB já havia evoluído para o óbito, sem responder às manobras de ressuscitação. Levado ao IML, sua causa mortis foi:
Questão Anulada
Atualmente, a infecção pelo HIV é principalmente transmissível, no mundo inteiro, por via sexual e, principalmente nos países em desenvolvimento, entre os heterossexuais, ao contrário do que era verificado até 2005. Anualmente o número de casos de Aids atribuídos à transmissão heterossexual do HIV vem aumentando continuamente, sobretudo entre as mulheres. O uso de antirretrovirais no tratamento dos portadores de HIV NÃO é indicado em pacientes com:

ML, feminina, 68 anos, foi visitar seu esposo na Unidade Coronariana de determinado hospital e ficou muito nervosa em vê-lo internado. Comunicou à enfermeira que estava se sentindo mal. Esta verificou que sua pressão arterial aferida era de 180 X 120 mm Hg e a encaminhou ao serviço de emergência, onde deu entrada sem queixas específicas. Seus níveis pressóricos foram confirmados e o restante do exame físico não mostrou alterações significativas. A paciente informou que esquecera de tomar os 50 mg de Losartana daquela manhã, como fazia regularmente há bastante tempo, por orientação médica. O plantonista, bastante experiente:

A síndrome metabólica, cada vez mais prevalente na população ocidental, é composta de todas as características abaixo, e algumas mais, porém a hipótese mais aceita e unificadora para descrever a sua fisiopatologia é a:
A colelitíase, ou seja, a presença de cálculos na vesícula biliar: