TJ-PI - 2015 - Analista Judiciário
limpar filtros
Questões por página:

Considere uma tabela de banco de dados que represente a árvore genealógica simplificada da família real brasileira, como mostrada a seguir.

Rafael pretende escrever um comando SQL que insira nessa tabela as relações de ancestralidade que podem ser derivadas das que ali estão. Por exemplo, Dona Leopoldina é descendente de Dom Pedro I porque descende de Dom Pedro II, que descende de Dom Pedro I.
Assim, Rafael escreveu o comando SQL:

Para incluir todas as relações de descendência possíveis de deduzir dos dados originais, Rafael teve que executar esse comando, pelo menos:

De acordo com a teoria de projeto de bancos de dados,dependências funcionais podem ser estabelecidas por meio de processos de derivação a partir de dependências já conhecidas,ou pelas chamadas dependências triviais.Sabendo-se que existem as dependências

A → B

B → C

C → D

NÃO é possível daí derivar:

Considere uma tabela relacional T definida para os atributos A, B,C e D, todos com valores atômicos. Considere também que oatributo A foi definido como chave primária dessa tabela.

R(A, B, C, D)

As dependências funcionais definidas para os atributos dessatabela são:

A → B

B → C

A → D

A → C

Como definida acima, a tabela T viola a forma normal conhecida como:

Considere a tabela F1 apresentada a seguir, implementada num banco de dados relacional.

Thiago pretende obter uma consulta SQL que retorne a classificação dos pilotos, no formato a seguir.

O SQL que Thiago deve usar é:
Transações de bancos de dados não distribuídos devem possuir propriedades que garantam a integridade dos dados quando da realização das operações que as compõem. Se nem todas as operações da transação forem realizadas, poderá haver um conflito de integridade nos dados. Esse tipo de problema é usualmente contornado pelos programadores com o uso de operações complementares do tipo: