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TJ-RS - 2012
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( ) A vírgula que segue por exemplo (L. 09) tem função análoga à de dois pontos.
( ) A expressão Este aspecto (L. 16) poderia ser seguida por vírgula.
( ) A vírgula que antecede o vocábulo talvez (L.17) poderia ser suprimida.
( ) As orações seja de pronúncia, seja de uso de uma expressão determinada (L.30-31) poderiam ser isoladas por travessões, com a devida supressão da vírgula que a antecede e da que a segue.
A sequência que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo, é
Considerando a manutenção do sentido veiculado pelo texto e a correção gramatical, assinale as afirmações abaixo com V (verdadeiro) ou F (falso), no que se refere ao emprego de vírgulas.
( ) A vírgula que segue por exemplo (L. 09) tem função análoga à de dois pontos.
( ) A expressão Este aspecto (L. 16) poderia ser seguida por vírgula.
( ) A vírgula que antecede o vocábulo talvez (L.17) poderia ser suprimida.
( ) As orações seja de pronúncia, seja de uso de uma expressão determinada (L.30-31) poderiam ser isoladas por travessões, com a devida supressão da vírgula que a antecede e da que a segue.
A sequência que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo, é
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I - e valoram formas linguísticas... (L.12) – coordenada sindética aditiva
II - como bem se pode... (L.13) – subordinada adverbial comparativa
III - seja de pronúncia, seja de uso de uma expressão determinada... (L.30-31) – coordenadas sindéticas adversativas
IV - quando o próprio falante tenta ajustar sua fala à de seus parceiros... (L.32-33) – subordinada adverbial temporal
Quais estão corretas?
Considere, nos trechos extraídos do texto que seguem, as classificações das orações introduzidas pelos nexos sublinhados.
I - e valoram formas linguísticas... (L.12) – coordenada sindética aditiva
II - como bem se pode... (L.13) – subordinada adverbial comparativa
III - seja de pronúncia, seja de uso de uma expressão determinada... (L.30-31) – coordenadas sindéticas adversativas
IV - quando o próprio falante tenta ajustar sua fala à de seus parceiros... (L.32-33) – subordinada adverbial temporal
Quais estão corretas?
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A seguir são apresentados trechos do texto acompanhados de propostas de reescrita.
I - talvez porque a atividade normativa nas sociedades letradas tenha sido incorporada (L.17-18) / talvez por a atividade normativa nas sociedades letradas ter sido incorporada
II - Basta, no entanto, observar o diálogo entre crianças de dois ou três anos (L. 23-24) / É preciso apenas, contudo, observar-se o diálogo entre crianças de dois ou três anos
III - para apresentar-lhe um determinado padrão (L. 29-30) / para apresentá-lo um determinado padrão
IV - tenta ajustar sua fala à de seus parceiros (L.32-33) / tenta ajustar sua fala a fala de seus parceiros
Quais dessas propostas apresentam ERRO, de acordo com a norma gramatical?
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Se substituirmos a expressão os sujeitos (L.10) por o sujeito, quantos outros vocábulos do parágrafo, que se estende até a linha 15, deverão sofrer obrigatoriamente ajuste de flexão?
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I - Atividade normativa não se restringe ao uso culto, letrado de uma língua.
II - A escola erra ao ensinar gramática normativa às crianças, já que elas negociam os usos linguísticos independentemente da escola.
III - Falar como se escreve pode garantir melhor eficiência comunicativa.
Quais correspondem a ideias veiculadas pelo texto?
Considere as seguintes afirmações.
I - Atividade normativa não se restringe ao uso culto, letrado de uma língua.
II - A escola erra ao ensinar gramática normativa às crianças, já que elas negociam os usos linguísticos independentemente da escola.
III - Falar como se escreve pode garantir melhor eficiência comunicativa.
Quais correspondem a ideias veiculadas pelo texto?