ANAC - 2012
limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
A altitude de pressão (AP) é a distância vertical que separa a aeronave do nível do mar padrão, sendo obtida sob o ajuste QNE, cuja pressão ao nível do mar é padronizada em 1.018,2 hPa.
Questão Anulada
mostrar texto associado
Considere que um piloto voando no FL 060 tenha solicitado autorização para descer no aeródromo de destino (5.000 ft acima do nível do mar) e que esse piloto tenha sido informado de que a pressão ao nível da pista (QFE) era de 1020 hPa e de que a temperatura do ar era padrão (ISA, 15 ºC). Considere, ainda, que o instrumento tenha sido aferido. Em face dessa situação, é correto afirmar que a diferença entre a altitude pressão e a altitude indicada é de 210 ft e que, caso seja inserido o ajuste QNH no altímetro, a altitude indicada ao sobrevoar o aeródromo corresponderá à altitude absoluta.
mostrar texto associado
O chuvisco leve não reduz a visibilidade abaixo de 1.000 m, enquanto o chuvisco forte implica visibilidade de até 500 m.
Questão Anulada
mostrar texto associado
As precipitações classificam-se, quanto ao seu caráter, em contínuas (nuvens estratificadas, duração mínima de uma hora), intermitentes (nuvens cumuliformes, intensidade variável) e pancadas (intensidade moderada ou forte, curta duração).
mostrar texto associado
O fenômeno de halo ocorre exclusivamente em nuvens altostratus, que consistem em nuvens tênues formadas por ventos fortes, em níveis altos, que podem ser multicoloridas, devido à refração da luz nos cristais de gelo, e que, devido à transparência, nunca impedem a passagem de luz.