Questões do concurso:
INSS - 2013 - Analista do Seguro Social
limpar filtros
451 Questões de concurso encontradas
Página 18 de 91
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
INSS
Disciplina:
Administração Geral
De acordo com Huberman (1973, p. 84), o processo de mudança/inovação pode se dar de três formas: pesquisa & desenvolvimento, resolução de problemas e interação social.
Assinale a opção que descreve as fases do modelo de processo de mudança/ inovação por meio da INTERAÇÃO SOCIAL:
Assinale a opção que descreve as fases do modelo de processo de mudança/ inovação por meio da INTERAÇÃO SOCIAL:
Concurso:
INSS
Disciplina:
Gestão de Pessoas
Analise a seguinte afirmação de Marconi (2005, p. 338): “a contratação de novos funcionários é uma das principais alternativas para conseguir profissionais com o perfil ideal, quantitativo e qualitativo, para ocupar quadros nos órgão públicos, constituindo a porta de entrada, muitas vezes permanentes, no serviço público. Por esse motivo, tal processo deve ser realizado de forma muito precisa”
A afirmação de Marconi (2005) corresponde à necessidade de
A afirmação de Marconi (2005) corresponde à necessidade de
Concurso:
INSS
Disciplina:
Administração Geral
A natureza do modelo utilizado na busca de compreender as relações entre estado e sociedade é determinante para os resultados que se obtêm ao analisar e elaborar uma política pública. Nesse sentido, quatro Escolas, Pluralista, Elitista, Marxista e Corporativista, ganham destaque (MATIAS-PEREIRA, 2012, p.220-223). As características de cada uma delas está apresentada a seguir:
[ ] ESCOLA PLURALISTA – enfatiza as restrições que colocam sobre o estado um grande espectro de grupos de pressão dotados de poder diferenciado nas diversas áreas onde se conformam as políticas públicas, sendo estas um resultado das preferências desses grupos.
[ ] ESCOLA ELITISTA – ressalta o poder exercido por um pequeno número de bem organizados interesse societais e habilidades dos mesmos para alcançar seus objetivos.
[ ] ESCOLA MARXISTA – aponta a influência dos interesses econômicos na ação política e vê o estado como um importante meio para a manutenção do predomínio de uma classe social particular.
[ ] ESCOLA CORPORATIVISTA – foca na forma de atuação de grupos de pressão – organizações de trabalhadores e patrões –, enfatizando que estes passam a ser integrados no Estado.
Analise cada afirmação e avalie se é FALSA (F) ou VERDADEIRA (V), assinalando a alternativa que corresponde à sua avaliação.
[ ] ESCOLA PLURALISTA – enfatiza as restrições que colocam sobre o estado um grande espectro de grupos de pressão dotados de poder diferenciado nas diversas áreas onde se conformam as políticas públicas, sendo estas um resultado das preferências desses grupos.
[ ] ESCOLA ELITISTA – ressalta o poder exercido por um pequeno número de bem organizados interesse societais e habilidades dos mesmos para alcançar seus objetivos.
[ ] ESCOLA MARXISTA – aponta a influência dos interesses econômicos na ação política e vê o estado como um importante meio para a manutenção do predomínio de uma classe social particular.
[ ] ESCOLA CORPORATIVISTA – foca na forma de atuação de grupos de pressão – organizações de trabalhadores e patrões –, enfatizando que estes passam a ser integrados no Estado.
Analise cada afirmação e avalie se é FALSA (F) ou VERDADEIRA (V), assinalando a alternativa que corresponde à sua avaliação.
Concurso:
INSS
Disciplina:
Gestão de Pessoas
Vários autores estudaram os papéis de um gerente. Dentre os estudiosos das atividades gerenciais, podemos encontrar Henry Mintzberg e Fred Luthans. O estudo de Mintzberg concluiu que os gerentes desempenham dez papéis, divididos em três categorias. Luthans concluiu que as atividades dos gerentes podem ser classificadas em quatro categorias (MAXIMIANO, 2000, p.35).
As categorias propostas por Luthans são as seguintes:
As categorias propostas por Luthans são as seguintes:
Concurso:
INSS
Disciplina:
Gestão de Pessoas
As teorias de conteúdo de motivação enfocam as necessidades internas dos trabalhadores que motivam seu comportamento. Essas teorias partem do pressuposto de que as pessoas agem para satisfazer suas necessidades. A Teoria das Três Necessidades proposta por David McClelland é uma teoria mais contemporânea de conteúdo da motivação (SOBRAL; PECI, 2008. p.322-333).
Quais são as três necessidades propostas por McClelland?
Quais são as três necessidades propostas por McClelland?