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TCU - 2011 - Auditor Federal de Controle Externo
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Considerando que, nos portos, a profundidade, ou lâmina d'água, deve ser compatível com a embarcação-tipo prevista para o canal de acesso, nas bacias portuárias e no cais de acostagem, julgue os seguintes itens.
A situação mais desfavorável devido à maré, relacionada à profundidade de canais de acesso portuários, corresponde à menor preamar afetada pelas condições meteorológicas locais.
A situação mais desfavorável devido à maré, relacionada à profundidade de canais de acesso portuários, corresponde à menor preamar afetada pelas condições meteorológicas locais.
Considerando que, nos portos, a profundidade, ou lâmina d'água, deve ser compatível com a embarcação-tipo prevista para o canal de acesso, nas bacias portuárias e no cais de acostagem, julgue os seguintes itens.
O comprimento e a velocidade da embarcação-tipo influenciam seu movimento oscilatório. Nesse sentido, faz-se necessário incluir, na determinação da profundidade do canal de acesso, altura proporcional à onda de projeto.
O comprimento e a velocidade da embarcação-tipo influenciam seu movimento oscilatório. Nesse sentido, faz-se necessário incluir, na determinação da profundidade do canal de acesso, altura proporcional à onda de projeto.
Tendo em vista que as estruturas dos cais devem suportar as cargas permanentes, as sobrecargas verticais, as cargas de amarração e de atracação, as cargas móveis, os empuxos e as cargas decorrentes de fatores ambientais, julgue os itens subsequentes acerca dos tipos de obras portuárias e suas características de suporte aos referidos esforços.
As obras de acostagem com cais de paramento aberto caracterizam-se por transferir as cargas verticais a estacas verticais e os esforços horizontais a estacas inclinadas ou tirantes e terraplenos.
As obras de acostagem com cais de paramento aberto caracterizam-se por transferir as cargas verticais a estacas verticais e os esforços horizontais a estacas inclinadas ou tirantes e terraplenos.
Tendo em vista que as estruturas dos cais devem suportar as cargas permanentes, as sobrecargas verticais, as cargas de amarração e de atracação, as cargas móveis, os empuxos e as cargas decorrentes de fatores ambientais, julgue os itens subsequentes acerca dos tipos de obras portuárias e suas características de suporte aos referidos esforços.
Em terminal especializado na operação de contêineres, o equipamento conhecido por portêiner pode se locomover sobre trilhos ou sobre pneus, permitindo, nesse caso, seu deslocamento por toda a retroárea.
Em terminal especializado na operação de contêineres, o equipamento conhecido por portêiner pode se locomover sobre trilhos ou sobre pneus, permitindo, nesse caso, seu deslocamento por toda a retroárea.
As defensas são elementos indispensáveis para proteção das obras de acostagem e proteção das embarcações. Objetivam absorver a energia de impacto na atracação das embarcações e protegê-las enquanto estiverem atracadas. Com relação ao emprego de defensas, julgue os próximos itens.
A energia de atracação pode ser absorvida por conversão em energia potencial por elevação de massa ou pode ser dissipada por deformação plástica.
A energia de atracação pode ser absorvida por conversão em energia potencial por elevação de massa ou pode ser dissipada por deformação plástica.