limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
Na disciplina de gerenciamento de aquisições, o processo denominado planejar compras e aquisições depende da estrutura analítica de projetos em maior intensidade quando comparado aos demais processos. Nessa disciplina, também existem, entre outros, os processos: solicitar respostas de fornecedores; selecionar fornecedores; e planejar contratações
mostrar texto associado
Quando da execução de um projeto conforme o modelo PMBOK, seu gestor pode utilizar processos oriundos de cinco grupos distintos, denominados: iniciação; planejamento; monitoramento e controle; execução; e encerramento. São exemplos de características de algumas ferramentas empregadas por processos presentes em cada um desses grupos, respectivamente: basear-se no uso de opinião especializada; desenvolver simulações embasadas na técnica de Monte Carlo; atualizar contas de controle; realizar sessões de lições aprendidas; e atualizar ativos de processos organizacionais.
mostrar texto associado
No processo de aumento de maturidade da TI em grandes empresas heterogêneas ou geograficamente dispersas, o estabelecimento de sistemas de informação federados, de forma geral, ocorre apenas após a adoção de modelos ad hocráticos. Isso é especialmente verdadeiro se consideradas as oportunidades da microcomputação presentes nos anos 80 e 90 do século passado, as quais deram aos departamentos e unidades isoladas de grandes empresas a capacidade de organizarem suas soluções de TI individuais em desconformidade com os padrões estabelecidos pelo órgão central de TI, supondo-se que o mesmo era anteriormente presente.
mostrar texto associado
O planejamento estratégico, um processo regularmente executado no âmbito organizacional, define a maneira pela qual a estratégia de uma organização é desenvolvida e prescreve o emprego da TI para executar o plano de ações, a fim de cumprir as metas estratégicas estabelecidas. O alinhamento entre as metas de negócio (organizacionais) e os resultados da TI pode ser calculado, segundo o modelo COBIT, por meio do mapeamento direto dos indicadores de desempenho da TI para os indicadores de meta do negócio.
mostrar texto associado
A estratégia de TI pode ser definida como um padrão no fluxo de ações e decisões da organização, desenvolvido pelos tomadores de decisão, cujo objetivo é identificar as oportunidades nas quais os sistemas de informação existentes podem apoiar os negócios da empresa, conduzindo às mudanças e à inovação organizacional.