Questões do concurso:
TCU - 2008 - Auditor Federal de Controle Externo
limpar filtros
583 Questões de concurso encontradas
Página 16 de 117
Questões por página:
Questões por página:
mostrar texto associado
Considere que, na arquitetura do CMS, fosse necessária a criação de várias janelas de portlets que apresentam fragmentos agregados de forma hierárquica em uma única página. Nessa situação, o padrão que melhor representa uma solução para essa arquitetura, entre os apresentados na figura, é o Composite Entity.
mostrar texto associado
Considere que, durante o desenvolvimento do CMS, tenha sido necessário controlar o acesso dos usuários a diversos portlets, de forma que menos da metade deles ficasse acessível apenas a usuários devidamente autenticados. Nesse caso, para se implementar um componente de controle do acesso, seria mais adequada, dos pontos de vista técnico, de flexibilidade e de facilidade de reúso e composição, a adoção do pattern Intercepting Filter que a do pattern Front Controller.
mostrar texto associado
Considere uma situação em que a tecnologia e os padrões de serviços apresentados na figura evoluam para uma arquitetura orientada a serviços - service oriented architecture (SOA). Nessa situação, é correto afirmar que: cada serviço ofertado por meio do registro unificado poderá, a princípio, ser usado na composição e automação de um ou mais processos de negócios realizados por cada órgão; cada órgão do Poder Legislativo tenderá a tornar-se consumidor e provedor de serviços, simultaneamente; os serviços providos pelos órgãos tenderão a ser fracamente acoplados, com pouca necessidade de manutenção de estado por meio de sessões de usuário.
mostrar texto associado
Para publicarem e descobrirem os serviços depositados no registro, os consumidores e provedores de serviços de todos os órgãos devem fazer invocações de mensagens ao service registry, usando XML-RPC, baseado em envelopes SOAP empacotados em pedidos e respostas HTTP.
mostrar texto associado
Uma ação para permitir a geração dinâmica de stubs por parte dos consumidores de serviços é a publicação, no componente service registry, das interfaces dos serviços ofertados pelos órgãos, usando-se a linguagem WSDL.