MPE-RO - 2011
limpar filtros
Questões por página:
Paciente de 20 anos apresentou lesões papulovesiculosas em superfície externa de extremidades e no tronco. Após avaliação dermatológica, com realização de biopsia, foi feito o diagnóstico de dermatite herpetiforme. O dermatologista prontamente encaminhou o paciente para pesquisa da seguinte condição associada:
Homem de 40 anos realizou ultrassonografia abdominal que mostrou imagem isoecogênica de 4 cm em lobo hepático direito. Para melhor esclarecimento da lesão, o seu médico assistente solicitou uma tomografia computadorizada dinâmica que confirmou a presença de lesão homogênea, com captação arterial rápida de contraste, além de perda também rápida da captação na fase venosa. Notava-se, ainda, cicatriz central hipodensa, contendo artéria que dava origem a múltiplos ramos contrastados (aspecto de roda-de-carruagem). A principal hipótese diagnóstica é:
Paciente de 25 anos, em acompanhamento por Doença de Crohn, com acometimento ileal, é internado por nefrolitíase. O tipo de cálculo mais comumneste caso é o de:
O tratamento da obesidade vem sendo tema de calorosos debates no meio médico e na imprensa. Aponte o fármaco que tem seu mecanismo de ação com base na inibição das lipases do trato gastrointestinal.
Paciente de 38 anos realizou sorologia para hepatite B após avaliação de seu médico assistente. O resultado foi: HbsAg negativo, anti-Hbs positivo, anti-Hbe e HbeAg negativos, anti-Hbc IgG e IgM negativos.Tal achado é compatível com: