Questões do concurso:
MPE-RS - 2013 - Secretário de Diligências
limpar filtros
60 Questões de concurso encontradas
Página 11 de 12
Questões por página:
Questões por página:
Questão Anulada
Instrução: A questão está relacionada à redação oficial.
Leia o trecho abaixo, extraído e adaptado de documento oficial.
Para concessão da assistência judiciária gratuita a pessoas jurídicas, a jurisprudência tem considerado indispensável prova cabal da necessidade do benefício mesmo em se tratando de empresa sem fins lucrativos no que improcede a alegação de que seja suficiente para se deferir o pedido a mera presunção de miserabilidade.
Um Secretário de Diligências apresentou propostas de alteração de passagens do trecho. Assinale com 1 as propostas que manteriam o significado e a correção gramatical do trecho e com 2 aquelas que não os alterariam.
( ) Inserir acento grave no a que antecede o substantivo pessoas, pois o substantivo assistência exige complemento nominal regido pela preposição a.
( ) Suprimir o adjetivo cabal, pois seu uso, no contexto, é redundante.
( ) Inserir vírgulas antes e depois do segmento mesmo em se tratando de empresa sem fins lucrativos, pois o segmento em questão constitui oração subordinada.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Para concessão da assistência judiciária gratuita a pessoas jurídicas, a jurisprudência tem considerado indispensável prova cabal da necessidade do benefício mesmo em se tratando de empresa sem fins lucrativos no que improcede a alegação de que seja suficiente para se deferir o pedido a mera presunção de miserabilidade.
Um Secretário de Diligências apresentou propostas de alteração de passagens do trecho. Assinale com 1 as propostas que manteriam o significado e a correção gramatical do trecho e com 2 aquelas que não os alterariam.
( ) Inserir acento grave no a que antecede o substantivo pessoas, pois o substantivo assistência exige complemento nominal regido pela preposição a.
( ) Suprimir o adjetivo cabal, pois seu uso, no contexto, é redundante.
( ) Inserir vírgulas antes e depois do segmento mesmo em se tratando de empresa sem fins lucrativos, pois o segmento em questão constitui oração subordinada.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
mostrar texto associado
A questão está relacionada ao texto.
Considere as afirmações abaixo, relativas ao emprego de sinais de pontuação no texto.
I – Na linha 25, o uso de uma vírgula imediatamente antes da conjunção e está correto, pois o sujeito da oração introduzida por e é diferente do sujeito da oração anterior.
II – O ponto final da linha 43 poderia ser substituído por ponto e vírgula, iniciando-se a oração seguinte com letra minúscula, sem acarretar erro gramatical ou alteração de significado.
III – As vírgulas das linhas 53 e 54 poderiam ser suprimidas, sem acarretar erro gramatical ou alteração de significado.
Quais estão corretas?
Considere as afirmações abaixo, relativas ao emprego de sinais de pontuação no texto.
I – Na linha 25, o uso de uma vírgula imediatamente antes da conjunção e está correto, pois o sujeito da oração introduzida por e é diferente do sujeito da oração anterior.
II – O ponto final da linha 43 poderia ser substituído por ponto e vírgula, iniciando-se a oração seguinte com letra minúscula, sem acarretar erro gramatical ou alteração de significado.
III – As vírgulas das linhas 53 e 54 poderiam ser suprimidas, sem acarretar erro gramatical ou alteração de significado.
Quais estão corretas?
mostrar texto associado
A questão está relacionada ao texto.
Considere as seguintes propostas de reescrita do trecho do texto que vai da linha 35 à linha 39.
I – Existem, entre os 18 e 21 anos, regras penais de transição para jovens adultos. Assinale-se, idade penal nada tem a ver com capacidade de discernimento; na verdade, é uma escolha de política criminal.
II – Existem regras penais de transição para jovens adultos, entre os 18 e 21 anos. Idade penal nada tem, assinale-se, a ver com capacidade de discernimento, na verdade, ela é uma escolha de política criminal.
III – Regras penais de transição entre os 18 e 21 anos para jovens adultos existem; idade penal nada tem a ver com, assinale-se, capacidade de discernimento: na verdade, é uma escolha de política criminal.
Quais propostas são gramaticalmente corretas e mantêm o sentido do trecho original?
Considere as seguintes propostas de reescrita do trecho do texto que vai da linha 35 à linha 39.
I – Existem, entre os 18 e 21 anos, regras penais de transição para jovens adultos. Assinale-se, idade penal nada tem a ver com capacidade de discernimento; na verdade, é uma escolha de política criminal.
II – Existem regras penais de transição para jovens adultos, entre os 18 e 21 anos. Idade penal nada tem, assinale-se, a ver com capacidade de discernimento, na verdade, ela é uma escolha de política criminal.
III – Regras penais de transição entre os 18 e 21 anos para jovens adultos existem; idade penal nada tem a ver com, assinale-se, capacidade de discernimento: na verdade, é uma escolha de política criminal.
Quais propostas são gramaticalmente corretas e mantêm o sentido do trecho original?
mostrar texto associado
A questão está relacionada ao texto.
Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo.
Sem prejuízo da correção gramatical e do sentido contextual, é possível substituir
1. aliás (l.34) por a propósito.
2. na verdade (l.39) por com efeito.
3. ao invés de (l.44) por do contrário.
Quais propostas estão corretas?
Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo.
Sem prejuízo da correção gramatical e do sentido contextual, é possível substituir
1. aliás (l.34) por a propósito.
2. na verdade (l.39) por com efeito.
3. ao invés de (l.44) por do contrário.
Quais propostas estão corretas?
mostrar texto associado
A questão está relacionada ao texto.
No bloco superior, estão listados os nomes de dois modos verbais: o indicativo e o subjuntivo; no inferior, cinco formas verbais retiradas do texto. Associe adequadamente cada uma das formas verbais do bloco inferior ao respectivo modo verbal constante no bloco superior.
1. Modo indicativo
2. Modo subjuntivo
( ) devemos (l.8)
( ) respondam (l.19)
( ) permitem (l.27)
( ) pense (l.30)
( ) evitaria (l.50)
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
No bloco superior, estão listados os nomes de dois modos verbais: o indicativo e o subjuntivo; no inferior, cinco formas verbais retiradas do texto. Associe adequadamente cada uma das formas verbais do bloco inferior ao respectivo modo verbal constante no bloco superior.
1. Modo indicativo
2. Modo subjuntivo
( ) devemos (l.8)
( ) respondam (l.19)
( ) permitem (l.27)
( ) pense (l.30)
( ) evitaria (l.50)
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é