60 Questões de concurso encontradas
Página 8 de 12
Questões por página:
No bloco superior, abaixo, estão listados cinco nomes de intérpretes do Brasil entre as décadas de 1920 e 1940; no inferior, interpretações oferecidas por quatro desses intérpretes.
Associe corretamente o bloco superior ao inferior.
1. Paulo Prado
2. Oliveira Vianna
3. Caio Prado Jr.
4. Sérgio Buarque de Holanda
5. Gilberto Freyre
( ) As relações sociais na formação histórica do Brasil são marcadas pela cordialidade e pela ausência de fronteiras nítidas entre as esferas do público e do privado.
( ) Contribuem para a definição histórica dos traços culturais do brasileiro a tristeza, a luxúria, a cobiça e o romantismo.
( ) Considerada o principal elemento da história colonial brasileira, a família patriarcal foi o centro político, social e econômico na colônia.
( ) No processo histórico de formação do Brasil, o sentido da colonização definiu um modelo econômico voltado para a exportação de gêneros e inserção no capitalismo europeu.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações, relativas à história do Brasil na primeira metade do século XX.
( ) A ascensão de Getúlio Vargas em 1930 provocou uma cisão local na oligarquia gaúcha, resultando na criação do Partido Republicano Liberal, de oposição ao governo central.
( ) O golpe de Estado realizado por Getúlio Vargas em 1937 ocasionou forte resistência da elite política paulista, culminando com a chamada Revolução Constitucionalista.
( ) O Estado Novo definiu-se por uma política de massas marcada pela centralidade da figura do líder e pela crítica ao sistema liberal.
( ) Com uma economia ainda centrada na produção agrícola, a legislação sindical na Era Vargas foi predominantemente voltada para os trabalhadores do mundo rural.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
A década de 1920 foi um momento de intensas transformações na história do Brasil. Entre seus principais acontecimentos, pode-se mencionar a fundação do ________, em 1922; a crise da economia motivada pela queda internacional dos preços ________; a ampliação e o desenvolvimento dos _________; o surgimento do movimento ________; e o assassinato de ________, vice-candidato na chapa encabeçada por Getúlio Vargas.
A história das primeiras décadas de República no Brasil é atravessada por movimentos sociais de caráter urbano e rural. Sobre este tema, considere as seguintes afirmações.
I. Movimentos político-religiosos como os de Juazeiro, Canudos e Contestado remetem a dicotomias constitutivas da história da Primeira República, como sertão e litoral, religiosidade popular e catolicismo oficial, senhores de terras e camponeses.
II. Fazendo parte do contexto de medidas higienistas que ocorreram em diversas cidades, a Revolta da Vacina, eclodida no Rio de Janeiro em 1904, foi motivada pela exclusão da população pobre na campanha nacional de combate à varíola, instituída pelo médico sanitarista Oswaldo Cruz.
III. A formação de organizações de trabalhadores com a industrialização da década de 1880 foi resultante da vinda de imigrantes europeus com experiência sindical e ideologias libertárias, definindo como perfil da classe operária brasileira no início do século XX o predomínio de homens brancos atuando no espaço fabril.
Quais estão corretas?