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A respeito do emprego e flexão de palavras no texto, julgue os itens que se seguem.

Em “no momento em que você estiver lendo esta mensagem” (L.3), a substituição do pronome demonstrativo “esta” por essa acarretaria mudança no âmbito de referência do pronome, que passaria a se referir ao interlocutor/leitor.
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A respeito do emprego e flexão de palavras no texto, julgue os itens que se seguem.

A forma de particípio “contaminado” (L.10), empregada, no texto, com valor adjetivo, concorda, em gênero e número, com o sujeito gramatical de “gosto” (L.9), que remete à expressão “um escrevedor de cartas” (L.1).
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A respeito do emprego e flexão de palavras no texto, julgue os itens que se seguem.

Dada a função acessória que desempenham nos sintagmas em que se inserem, os termos “excessiva” (L.10) e “ao vivo” (L.11) poderiam ser suprimidos da estrutura sintática, sem prejuízo para o sentido original e a coerência do texto.
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A respeito do emprego e flexão de palavras no texto, julgue os itens que se seguem.

No segmento “isto me obrigaria a escrever outra mensagem para explicar a mudança” (L.5-6), os pronomes isto e outra compartilham da mesma propriedade de substituir o nome a que se referem, razão pela qual são classificados gramaticalmente como pronomes substantivos.
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Deve-se a Roman Jakobson a discriminação das seis funções da linguagem na expressão e na comunicação humanas, conforme o realce particular que cada um dos componentes do processo de comunicação recebe no enunciado. Por isso mesmo, é raro encontrar em uma única mensagem apenas uma dessas funções, ou todas reunidas em um mesmo texto. O mais frequente é elas se superporem, apresentando-se uma ou outra como predominante. No que se refere à presença das funções da linguagem no texto acima apresentado, julgue os itens de 26 a 28.

Presente no ato de falar sobre a linguagem, a função metalinguística manifesta-se nos enunciados “(que palavra horrível!)” Ll.24) e “Há quem diga que suas epístolas deram origem à Educação a Distância, já que ele difundia o cristianismo por meio de cartas para seus discípulos” (L.25-27), nos quais o autor tomou o próprio código de comunicação como assunto da mensagem.