limpar filtros
Questões por página:
Acerca dos cimentos ionoméricos, julgue os itens subsequentes.

A viscosidade dos cimentos ionoméricos pode ser controlada por meio do ajuste do tamanho da partícula, não havendo influência da proporção pó/líquido.
Acerca dos cimentos ionoméricos, julgue os itens subsequentes.

Os ionômeros modificados por resina possuem longo tempo de trabalho e são mais sensíveis à presença de umidade durante a presa do material.
Acerca dos cimentos ionoméricos, julgue os itens subsequentes.

Nos cimentos ionoméricos modificados por resina, o ácido poliacrílico é, em sua totalidade, substituído por um monômero hidrófilo.
Acerca dos cimentos ionoméricos, julgue os itens subsequentes.

Para os cimentos restauradores, o tamanho máximo das partículas do cimento ionomérico é de 50 micrômetros e, para os agentes de cimentação, de 15 micrômetros.
Um paciente do sexo masculino de sete anos de idade, atendido no serviço odontológico, relatou sensação de dor ao mastigar e ao escovar os dentes no lado esquerdo da boca, sem especificar o dente que doía. No exame clínico, observaram-se erupção incompleta nos primeiros molares permanentes e placa dentária cobrindo a face oclusal e o terço oclusal exposto à cavidade bucal. Nos molares inferiores, notou-se a presença de capuz dentário com aumento de volume acentuado e de sangramento acentuado durante a sondagem do lado esquerdo. Os dentes molares decíduos inferiores e superiores apresentavam lesões de cárie oclusal, notando-se, nos segundos molares superiores, lesão cavitada amarelo-claro de aspecto amolecido. Notou-se, também, em todos os molares, presença de lesão de mancha branca na face vestibular, próximo à margem gengival. A gengiva marginal apresentava-se avermelhada e com discreto aumento de volume. O resultado do exame radiográfico revelou lesões de cárie oclusal de profundidade média nos dentes molares e aspectos gerais compatíveis com a faixa etária do paciente.

Com base no quadro clínico acima descrito, julgue os itens a seguir.

No quadro clínico em apreço, a técnica de restauração atraumática pode ser utilizada para adequação do meio bucal.