ANATEL - 2006
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O repórter, além de traduzir a realidade, deve confrontar as diferentes perspectivas e selecionar fatos e versões que permitam ao leitor, ao ouvinte ou ao telespectador orientar-se diante dessa realidade.
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Com o aparecimento da Internet, os press releases deixaram de ser a principal fonte de formação da agenda dos jornais e fonte das próprias reportagens. Até bem pouco tempo, muitos jornais teriam dificuldade de completar suas edições se não contassem com os releases, principalmente os veículos de pequeno e médio porte, o que não acontece atualmente.
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Diante da infinidade de acontecimentos que potencialmente podem virar notícia, muitas vezes a seleção desses acontecimentos se dá em função das limitações físicas do produto da mídia (número de páginas, de segundos etc.).
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Na época do lançamento do Jornal Nacional, a televisão brasileira já dispunha de videoteipe (VT), mas essa tecnologia era utilizada apenas nos programas de dramaturgia e entretenimento. Na produção de reportagens, usava-se o filme em 16 mm, porque ainda não existia o videoteipe portátil.
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Uma das inovações do Jornal Nacional para tentar conquistar a audiência, fiel ao Repórter Esso da TV Tupi, foram as entradas ao vivo dos repórteres, novidade na televisão brasileira. Pelas dificuldades técnicas da época, nos primeiros meses depois da implantação do telejornal, essas entradas eram restritas aos profissionais do Rio de Janeiro e de São Paulo.