ANP - 2012
limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
Criado pela Unesco, em parceria com o governo equatoriano, o Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para America Latina (Ciespal) desempenhou, por mais de quatro décadas, uma dupla missão: disseminar na América Latina o pensamento comunicacional oriundo das matrizes europeias e norte-americanas e proporcionar aos profissionais de imprensa uma formação liberal e polivalente.
mostrar texto associado
Uma das características da chamada Escola de Frankfurt e de seu conjunto de teorias é a unanimidade de seus pensadores no ceticismo em relação ao papel dos meios de comunicação. Segundo esses pensadores, esse papel é orientado sistematicamente para a produção de uma indústria cultural impeditiva de uma comunicação dialógica e, portanto, autêntica.
mostrar texto associado
A inserção do pesquisador no ambiente natural de ocorrência do fenômeno, a sua interação com a situação investigada e o compartilhamento, pelo investigador, das atividades do grupo ou do contexto estudado são características da pesquisa participante.
mostrar texto associado
Sem ser conhecido, do ponto de vista pragmático, como um teórico da comunicação, o educador Paulo Freire foi assim identificado pelo reconhecimento que fez do modelo “difusionista” da extensão rural como um processo, ao mesmo tempo, comunicativo e pedagógico.
mostrar texto associado
Espanhol de nascimento, mas atuante na América Latina há mais de quarenta anos, Jesus-Martín Barbero destacou-se pela ênfase que deu às mediações culturais e sociais como variantes alternativas para a compreensão dos fenômenos da comunicação, tendo sido um severo crítico tanto das abordagens funcionalistas quanto do “esquematismo” de esquerda.