INFRAERO - 2011 - 01/2011.01
limpar filtros
Questões por página:
As características que identificam as águas subterrâneas especialmente úteis, para que não sejam desconsideradas ao longo da execução de um projeto de construção, são
Questão Anulada

Em um aterro compactado foram utilizados três tipos de solos que, ao serem colocados para secar, apresentaram as seguintes características:

- Solo A: apresentou teor de umidade higroscópico muito maior que os outros dois.
- Solo B: apresentou uma granulometria não-uniforme.
- Solo C: apresentou granulometria bem uniforme, com grãos bem angulosos.

Tendo em vista tais dados, analise:

I. O solo A certamente deve apresentar menor coeficiente de permeabilidade em relação aos outros dois.

II. O fato de o solo C apresentar uma granulometria bem uniforme significa que ele possui tamanhos de grãos bem diferenciados.

III. A definição da densidade seca máxima e da umidade ótima a ser usada no projeto pode ser feita tanto por ensaios do tipo Proctor Normal ou Modificado.

IV. Pelo fato de o solo C apresentar granulometria uniforme, ele será, certamente, mais indicado para ser usado na compactação que o solo B.

V. O solo A é o que, provavelmente, apresenta o maior teor de umidade ótima para uma mesma energia de compactação, já que seu elevado teor de umidade higroscópica pode indicar a presença de argilominerais.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II, III, IV e V são, respectivamente:

Fundações superficiais, também chamadas de fundação rasa ou direta, transmitem a carga do edifício ao terreno através das pressões distribuídas sob a base e são assentadas, preferencialmente, a uma profundidade de até duas vezes a sua menor dimensão em planta. De acordo com as características do solo, as condições ideais para a execução dessas fundações, são:
Uma pista de pouso e decolagem foi construída em terreno constituído por solos com características isotrópicas, porém heterogêneos, sendo que um desses solos é uma argila de alta compressibilidade, normalmente adensada, sobrejacente a uma camada de areia com grãos bem angulosos. Nesse contexto, analise:

I. Para o projeto adequado dessa pista, faz-se necessária a realização de ensaios edométricos na argila, com o intuito de determinar suas características de compressibilidade e recalque.

II. O fato de a argila estar normalmente adensada significa que ela ainda está apresentando, no seu interior, excessos de poropressão.

III. Uma camada de solo isotrópica-heterogênea possui as mesmas propriedades em todas as direções, porém essas propriedades mudam de local para local.

IV. Provavelmente, o solo argiloso deve apresentar uma envoltória de resistência com inclinação maior que a da areia e esta, por sua vez, pode apresentar um coeficiente de adensamento bem menor.

V. Devem ser realizados ensaios no solo argiloso para verificar sua capacidade de suporte e, caso esta não esteja adequada, medidas de estabilização podem ser adotadas.

Considerando V (Verdadeiro) e F (Falso), os itens I, II, III, IV e V são, respectivamente:
Nos estudos para avaliação de impactos ambientais de empreendimentos de infraestrutura, tem sido comum realizar o diagnóstico ambiental em diferentes escalas de detalhe, conforme se trata da área de influência indireta, área de influência direta ou da área diretamente afetada (ou área de intervenção). A sequência aceitável para as escalas de trabalho, na mesma ordem das áreas de influência acima, para um estudo de impacto ambiental de uma rodovia cujo traçado abrange áreas urbanas, áreas de uso agrícola, além de áreas com remanescentes de vegetação nativa, corresponde a: