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A psicologia e muitas outras áreas científicas têm-se dedicado ao estudo da adolescência, buscando contribuir para a compreensão dos problemas sociais que envolvem a juventude. Pesquisas e materiais técnicos e científicos têm sido produzidos com o objetivo de auxiliar pais, professores e educadores em geral a lidar com os adolescentes. Considerando esse assunto e os múltiplos aspectos ligados e essa fase da vida, julgue o item seguinte.

A adolescência é um momento do desenvolvimento que é significada, interpretada e construída pelas pessoas.
A psicologia e muitas outras áreas científicas têm-se dedicado ao estudo da adolescência, buscando contribuir para a compreensão dos problemas sociais que envolvem a juventude. Pesquisas e materiais técnicos e científicos têm sido produzidos com o objetivo de auxiliar pais, professores e educadores em geral a lidar com os adolescentes. Considerando esse assunto e os múltiplos aspectos ligados e essa fase da vida, julgue o item seguinte.

O que os jovens fazem e como eles se comportam nos dias atuais é fruto das relações sociais, das condições de vida e dos valores sociais da cultura em que estão inseridos.

    “Eles não têm coração... eles não têm coração..." 8/2/2007. É esse o som que se repete em todos os noticiários. A voz de uma mãe que perdeu o filho de seis anos, vítima de violência cometida por adolescentes, no Rio de Janeiro. É um clamor que se repete em nossas mentes. Talvez eles realmente não tenham coração, talvez já tenham perdido. Ou será que esses corações sequer chegaram a ser formados no peito de jovens que experimentaram todas as formas de exclusão e discriminação?

Silvana Cella e Dulce Camargo. Trabalho pedagógico com adolescentes em conflito com a lei: feições da exclusão/inclusão. Educação e Sociedade.30 (106), 2009, p.281-99 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item que se segue, a respeito da violência na infância e na adolescência.

A violência presente no comportamento dos adolescentes é uma característica inerente a essa etapa de desenvolvimento.

    “Eles não têm coração... eles não têm coração..." 8/2/2007. É esse o som que se repete em todos os noticiários. A voz de uma mãe que perdeu o filho de seis anos, vítima de violência cometida por adolescentes, no Rio de Janeiro. É um clamor que se repete em nossas mentes. Talvez eles realmente não tenham coração, talvez já tenham perdido. Ou será que esses corações sequer chegaram a ser formados no peito de jovens que experimentaram todas as formas de exclusão e discriminação?

Silvana Cella e Dulce Camargo. Trabalho pedagógico com adolescentes em conflito com a lei: feições da exclusão/inclusão. Educação e Sociedade.30 (106), 2009, p.281-99 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item que se segue, a respeito da violência na infância e na adolescência.

O indivíduo que viola normas sociais, como no caso do adolescente em conflito com a lei, é reflexo de uma história de vida exposta a graves fatores de risco familiares.

Segundo a perspectiva histórico-cultural, o desenvolvimento humano é produzido a partir da interação do homem com o grupo social no qual está inserido. A esse respeito, julgue o item a seguir.

A apropriação da cultura por parte da criança é produto de suas interações com os elementos culturais e com as pessoas que a introduzem nesse mundo de significações.