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A adolescência é um momento do desenvolvimento que é significada, interpretada e construída pelas pessoas.
O que os jovens fazem e como eles se comportam nos dias atuais é fruto das relações sociais, das condições de vida e dos valores sociais da cultura em que estão inseridos.
“Eles não têm coração... eles não têm coração..." 8/2/2007. É esse o som que se repete em todos os noticiários. A voz de uma mãe que perdeu o filho de seis anos, vítima de violência cometida por adolescentes, no Rio de Janeiro. É um clamor que se repete em nossas mentes. Talvez eles realmente não tenham coração, talvez já tenham perdido. Ou será que esses corações sequer chegaram a ser formados no peito de jovens que experimentaram todas as formas de exclusão e discriminação?
Silvana Cella e Dulce Camargo. Trabalho pedagógico com adolescentes em conflito com a lei: feições da exclusão/inclusão. Educação e Sociedade.30 (106), 2009, p.281-99 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item que se segue, a respeito da violência na infância e na adolescência.
A violência presente no comportamento dos adolescentes é uma característica inerente a essa etapa de desenvolvimento.
“Eles não têm coração... eles não têm coração..." 8/2/2007. É esse o som que se repete em todos os noticiários. A voz de uma mãe que perdeu o filho de seis anos, vítima de violência cometida por adolescentes, no Rio de Janeiro. É um clamor que se repete em nossas mentes. Talvez eles realmente não tenham coração, talvez já tenham perdido. Ou será que esses corações sequer chegaram a ser formados no peito de jovens que experimentaram todas as formas de exclusão e discriminação?
Silvana Cella e Dulce Camargo. Trabalho pedagógico com adolescentes em conflito com a lei: feições da exclusão/inclusão. Educação e Sociedade.30 (106), 2009, p.281-99 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item que se segue, a respeito da violência na infância e na adolescência.
O indivíduo que viola normas sociais, como no caso do adolescente em conflito com a lei, é reflexo de uma história de vida exposta a graves fatores de risco familiares.
A apropriação da cultura por parte da criança é produto de suas interações com os elementos culturais e com as pessoas que a introduzem nesse mundo de significações.