BNDES - 2012 - Edital Nº. 01/2012
limpar filtros
Questões por página:
Quando, sob o pretexto de políticas arquivísticas ou reorganizações nos arquivos, se retiram documentos de uma série ou séries de um fundo ou fundos de um arquivo, visando a se efetivarem séries e fundos de outros arquivos, ocorre o fenômeno conhecido como

[...] nenhuma atividade que vise à transferência da informação, nos arquivos, deve ser iniciada sem que se pense antes num exato quadro de arranjo.

Bellotto, H.L. Arquivos permanentes. Tratamento documental. Rio de Janeiro, FGV, 2004. p.140.

Nesse sentido, o quadro de arranjo inicia-se sempre a partir do

Quando é desenvolvida a organização de documentos fotográficos, algumas etapas são de suma importância para o perfeito acesso, tais como: recepção, identificação, preparo, registro, arquivamento e pesquisa. Essas etapas devem ser percorridas também para desenhos, plantas, filmes, discos, entre outros.

Esses materiais, tratados adequadamente, constituem os arquivos que são considerados
Ao avaliar documentos de arquivo, o arquivista deve levar em conta os valores primário e secundário dos documentos.

Sendo assim, a atividade de avaliação deve ser realizada a partir da
A Gerência de Documentação do BNDES desenvolve o processo de avaliação documental e, algumas vezes, são identificados documentos cujos textos estão reproduzidos em outros, apresentando repetição da informação e qualidade técnica inferior, sendo cópias de originais e sujeitos a prazos prescricionais.

Por essas características, o arquivista identifica imediatamente que se trata de documentos cuja guarda é