588 Questões de concurso encontradas
Página 9 de 118
Questões por página:
Assédio moral é toda e qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude) que atente, por sua repetição ou sistematização, contra a dignidade ou a integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho.
De acordo com o Ministério da Saúde NÃO se classifica como assédio moral:
Que tipo de dispositivo um psicólogo pode propor para favorecer o julgamento de beleza no interior de uma organização de trabalho?
Entre a organização do trabalho e o aparelho mental desapareceu o amortecedor que constituía até aí a responsabilidade de conceber e realizar a tarefa em função do know-how, isto é, a atividade intelectual engajada pelo operário-artesão no seu trabalho.
Com efeito, para o operário-artesão pré-taylorano, tudo se passava como se o trabalho físico, isto é, a atividade motora fosse regulada, modulada, repartida e equilibrada em função das aptidões e do cansaço do trabalhador, por intermédio da programação intelectual espontânea do trabalho.
DEJOURS, C. A Loucura do Trabalho. São Paulo: Cortez.2012, p.43.
É possível modificar a situação acima descrita pelo desenho de cargos, promovendo a(o)
Flexibilidade e desregulamentação dos contratos de trabalho constituem princípios centrais e profundamente interligados no tipo de dinâmica precarizadora que prevaleceu ao longo da reestruturação produtiva. É sob a ação conjunta desses dois princípios que se desenvolvem a intensificação do trabalho e de seu controle, assim como a degradação de ordem ética e moral.
SELIGMANN-SILVA, E. Trabalho e Desgaste Mental. São Paulo: Cortez, 2011. p.473.
Nesse contexto, qual é a relação entre a precarização da saúde mental e a diretriz da flexibilidade?
Essa situação tende a gerar, em relação a cada um dos grupos, um(a)