BNDES - 2007 - Edital Nº. 01/2007
limpar filtros
Questões por página:

As forças competitivas em uma indústria, segundo o modelo proposto por Michael Porter, são função de:

I - pressões competitivas entre firmas rivais, que por sua vez resultam da disputa por uma melhor posição no mercado e das manobras para obter vantagem competitiva;
II - disponibilidade de produtos substitutos que têm custos competitivos e/ou ameaça de entrada de novos participantes no mercado;
III - capacidade de fornecedores e compradores exercerem poder de barganha.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns)

Questão Anulada
A FALIQ é uma fábrica de liquidificadores que produz três modelos diferentes: o "super luxo", o "standard" e o "básico". O modelo "super luxo" pode ser montado em 2 horas, o "standard", em 1,5 horas e o "básico", em 30 minutos. O setor de montagem da fábrica tem disponíveis 20 colaboradores trabalhando 8 horas por dia, em 5 dias por semana. A demanda de aparelhos "super luxo", "standard" e "básico" está na proporção 1:2:6, respectivamente. Qual a quantidade total de liquidificadores produzidos por semana?

Um fabricante de comida congelada opera com três lojas e decide centralizar os estoques dos produtos em um único armazém geral refrigerado. Cada loja, em vez de manter grandes estoques de produtos, fará seus pedidos diretamente ao armazém, que enviará estoques de reposição para cada uma das lojas, conforme a demanda. A localização de cada loja é indicada pelos seus pares ordenados (xi, yj), sendo xi a abscissa e yj a ordenada, em quilômetros. A tabela abaixo contém as coordenadas e as quantidades despachadas dos produtos para cada uma das três lojas.



Levando-se em conta que cada uma das lojas tem diferentes volumes de vendas, a opção que representa corretamente as coordenadas de localização do armazém geral com menor custo, calculado pelo método do centro de gravidade, é:

Uma carga rodoviária de 55 toneladas parte da cidade de Curitiba e faz três paradas para entregas: uma na cidade de São Paulo, a segunda, no Rio de Janeiro e, por último, em Vitória, onde finaliza a entrega. Fica acertado o valor de R$ 150,00 por escala. As distâncias aproximadas entre as respectivas cidades são as mostradas na tabela abaixo.



Considerando que o custo por quilômetro rodado é de R$ 12,00, o custo total, em reais, do transporte será de

O ciclo de vida de um produto representa estágios distintos na história das vendas de um determinado produto, com diferentes oportunidades e problemas em relação às estratégias metodológicas, operacionais e financeiras. Dentre as opções a seguir, assinale aquela que identifica corretamente a fase introdutória do produto no mercado.