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DEPEN - 2013
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Em relação ao projeto político-pedagógico, julgue os itens a seguir.
Para a elaboração de um projeto político-pedagógico que se torne instituinte, ou seja, que proponha mudanças na instituição escolar, deve-se considerar o instituído, o que já existe na cultura organizacional da escola: a sua história, os seus currículos, os seus métodos, o conjunto dos seus atores internos e externos e o seu modo de vida.
Para a elaboração de um projeto político-pedagógico que se torne instituinte, ou seja, que proponha mudanças na instituição escolar, deve-se considerar o instituído, o que já existe na cultura organizacional da escola: a sua história, os seus currículos, os seus métodos, o conjunto dos seus atores internos e externos e o seu modo de vida.
No que se refere à pesquisa participante, instrumento de inovação e de avaliação do ensinar e do aprender, julgue os itens a seguir.
As proposições da pesquisa participante contribuem para o trabalho docente emancipador, devido ao seu caráter crítico-reflexivo e à sua perspectiva transformadora.
As proposições da pesquisa participante contribuem para o trabalho docente emancipador, devido ao seu caráter crítico-reflexivo e à sua perspectiva transformadora.
No que se refere à pesquisa participante, instrumento de inovação e de avaliação do ensinar e do aprender, julgue os itens a seguir.
Conceitua-se participação, sob a perspectiva da pesquisa participante, como a ação refletida sobre os fenômenos educativos em um processo orgânico de mudança em que pesquisadores e sujeitos interessados na transformação são os protagonistas.
Conceitua-se participação, sob a perspectiva da pesquisa participante, como a ação refletida sobre os fenômenos educativos em um processo orgânico de mudança em que pesquisadores e sujeitos interessados na transformação são os protagonistas.
Julgue os itens seguintes, relativos à liderança e às relações humanas no trabalho.
A participação coletiva da comunidade na escola é feita mediante instâncias colegiadas deliberativas, processo de escolha de dirigentes, construção de projeto político-pedagógico e definição da aplicação dos recursos.
A participação coletiva da comunidade na escola é feita mediante instâncias colegiadas deliberativas, processo de escolha de dirigentes, construção de projeto político-pedagógico e definição da aplicação dos recursos.