542 Questões de concurso encontradas
Página 8 de 109
Questões por página:
“A noção de exclusão, bastante polissêmica, compreende fenômenos tão variados que nós podemos nos perguntar até onde se justifica falar ou tratar de exclusão em geral, o que suporia juntar todos os processos que ela implica ou todas as formas que ela toma em uma mesma alternativa. (...) Há pelo menos um nível em que uma abordagem única da exclusão pode fazer sentido: o nível das interações entre pessoas e entre grupos, que dela são agentes ou vítimas. Este nível é próprio da Psicologia Social.”
(JODELET, D. Os processos psicossociais da exclusão. IN SAWAIA, B. (org). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 2011).
Sobre o fenômeno da exclusão, assinale a afirmativa correta.
Sobre o trabalho das equipes técnicas, analise as afirmativas a seguir.
I. Deve propiciar a flexibilização do perfil do filho idealizado, oportunizando reflexões sobre as adoções tardias e/ou adoções necessárias.
II. Deve elaborar terapeuticamente o luto viril, necessariamente decorrente da incapacidade biológica de gerar homens.
III. Deve apoiar o(s) adotante(s) na constituição de vínculos com o(s) adotando(s), auxiliando-os a lidar com as necessidades e dificuldades psicológicas e afetivas que podem surgir nesse processo.
Assinale:
I. A família é um sistema fechado, pouco permeável à comunidade circundante, com duas tendências fundamentais: para a homeostasia e para a transformação.
II. Um elemento portador de um sintoma psicológico deve ser considerado, no seu contexto familiar e social, como sinal de uma homeostasia perturbada no sistema.
III. No diagnóstico sistêmico não deve ser esquecido o papel do terapeuta na análise do conjunto.
Assinale:
À luz da Resolução nº 007/2003, assinale a opção que indica o procedimento a ser adotado na confecção do laudo.
“O abandono de crianças não é um fato recente e as primeiras instituições que começaram a assisti-las estavam sob influência da Igreja e tinham caráter caritativo. Somente a partir do Século XIX, o Estado passou a se responsabilizar por essa área, assumindo um papel mais ativo no atendimento de crianças e adolescentes e implantando políticas que iam se distanciando, gradativamente, do predomínio da Igreja.”
(RAMOS, P.A. Acolhimento institucional de crianças e adolescentes e suas consequências. In PAULO, B.M. Psicologia na Prática Jurídica. Rio de Janeiro: Impetus, 2009).
Sobre as consequências da privação do amor materno na primeira infância, causadas inclusive pela institucionalização, segundo John Bowlby, no livro “Cuidados Maternos e Saúde Mental”, analise as afirmativas a seguir.
I. O bebê pode deixar de sorrir para um rosto humano ou de reagir quando alguém brinca com ele.
II. Em crianças refugiadas foi identificada a enurese noturna, bem como a incapacidade de estabelecer relações e o aumento de agressividade e frustração.
III. A privação por longo prazo pode produzir sequelas mais graves, dentre outras a ligação calorosa, mas superficial, com qualquer adulto que se aproxime.
Assinale: