limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
A notificação do caso é compulsória, ainda que se trate apenas de suspeita de doença meningocócica e que não tenha sido confirmado o diagnóstico.
mostrar texto associado
A investigação de sinais meningíticos deve restringir-se à região cervical e aos membros inferiores do paciente, visto que a literatura especializada não descreve sinal da doença que deva ser pesquisado nos membros superiores.
mostrar texto associado
De acordo com a literatura internacional, recomenda-se o uso de dexametasona intravenosa nos casos de meningite meningocócica confirmada, com o objetivo de se reduzir a mortalidade e se prevenirem sequelas auditivas e outros déficits neurológicos.
mostrar texto associado
Caso o diagnóstico de meningite meningocócica se confirme e o médico trate com êxito o paciente, mediante a aplicação de penicilina cristalina intravenosa, o paciente deverá receber quimioprofilaxia, antes da alta médica, para que não transmita o agente bacteriológico.
mostrar texto associado
Caso seja confirmada a meningite meningocócica, todos os residentes no domicílio do paciente deverão receber tratamento quimioprofilático com a droga de escolha – a rifampicina –, o que, entretanto, não garante proteção absoluta contra a referida doença.