limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
Para referir-se à possibilidade de a gramática normativa ser “caprichosa e contraproducente” (L.3), o autor do texto utiliza o recurso da analogia entre as regras gramaticais e as regras de direito e as de higiene, afirmando que essas regras não prescindem dos conhecimentos produzidos, respectivamente, nos estudos da linguística, da sociologia e da biologia.
mostrar texto associado
Na linha 2, o autor do texto estabelece relação de sinonímia entre as expressões “linguística sincrônica” e “gramática descritiva”, como evidenciam o emprego de vírgula e o do conector “ou”, bem como a omissão da preposição de combinada com o artigo a (da) logo depois do conector “ou”.
mostrar texto associado
No período “O deputado não fala na rua, ao se encontrar com um amigo, como falaria em uma sessão da Câmara” (L.17-19), o autor utiliza-se da exemplificação como recurso para sustentar a argumentação desenvolvida no texto.
mostrar texto associado
Entre as causas de se efetuar a “correção de um procedimento linguístico” (L.9) inclui-se a de uso inadequado de uma variante linguística em situação que exigiria o uso da modalidade prestigiada, ou seja, da que atende à norma padrão.
mostrar texto associado
Seria mantida a correção gramatical do texto se as formas verbais “convém” (L.9) e “é” (L.13) fossem substituídas, respectivamente, por convir e seria.