limpar filtros
Questões por página:
mostrar texto associado
A configuração da fossa olfatória foi classificada por Keros em tipos I, II e III. O tipo I apresenta maior propensão à lesão iatrogênica da lamela lateral da lâmina crivosa, com consequente fístula liquórica.
mostrar texto associado
A laringomalácia — causa mais frequente de estridor inspiratório em lactentes — consiste no colabamento das estruturas supraglóticas quando se inspira, ou seja, na inabilidade de a laringe manter a sua permeabilidade durante os movimentos inspiratórios. Ela é a malformação congênita laríngea mais comum.
mostrar texto associado
Os métodos de imagem utilizados para avaliação da laringe são a tomografia computadorizada (TC) e a ressonância magnética (RM). Na avaliação das cartilagens laríngeas por RM, o padrão observado é um baixo sinal em T1 e T2.
mostrar texto associado
O princípio básico da estroboscopia laríngea resume-se à pulsação de um flash — a intervalos ligeiramente diferentes da frequência fundamental da voz — que incide na mesma fase do ciclo das pregas vocais.
mostrar texto associado
A lesão do ramo interno do nervo laríngeo superior repercute diretamente na deglutição, o que gera anestesia da supraglote e seios piriformes, culminando em disfagia e aspiração.