Petrobras - 2012 - 2012 - 1
limpar filtros
Questões por página:

Os processos operacionais de uma análise gravimétrica de um minério de ferro incluíram etapas como: (i) a pesagem da amostra do minério, (ii) a reação com ácido para solubilizar o ferro na forma de Fe3+ , (iii) a separação de uma alíquota de volume conhecido para análise, (iv) a adição de solução aquosa de NH4OH até precipitação completa do íon Fe3+ , (v) o envelhecimento do precipitado, (vi) a lavagem do precipitado com solução aquosa de NH4NO3, (vii), a filtração em papel de filtro quantitativo, (viii) a calcinação do precipitado filtrado, (ix) o resfriamento do precipitado calcinado e (x) a pesagem.

A etapa que apresenta sua definição de acordo com os princípios da análise gravimétrica é:

Uma alíquota de 50,00 mL de uma amostra de solução aquosa de cloreto de sódio foi transferida para um frasco Erlenmeyer. Um volume de 100 mL de água destilada e uma ponta de espátula de carbonato de cálcio foram adicionados para manter o pH em condições ideais. A alíquota foi titulada por 35,00 mL de solução padrão de nitrato de prata 0,10 mol/L com o ponto final de titulação determinado usando o cromato de potássio como indicador.
Considerando os limites desse método e os resultados experimentais dessa análise, a concentração em g/L, de NaCl na amostra é
Dado: M(NaCl) = 58.5 g/mol

Alguns sistemas em equilíbrio estão representados abaixo.
1 -
2 -
3 -
4 -
5 -
Em relação a esses sistemas, verifica-se que

Ácido acético é um ácido muito fraco que, em meio aquoso, se ioniza de acordo com a equação simplificada abaixo:
A constante de equilíbrio desse ácido fraco foi determinada experimentalmente medindo-se o pH de uma solução aquosa de ácido acético 0,1 mol/L.
O pH medido foi igual a 3; logo, a constante de equilíbrio, é, em módulo, aproximadamente igual a

O Gás Liquefeito do Petróleo (GLP) é uma mistura de hidrocarbonetos com pressão de vapor elevada, mantida na fase líquida em condições especiais de armazenamento na superfície. Um botijão de GLP tem 87%, em massa de butano, e o complemento de propano (13% em massa).

A massa aproximada de CO2(g), em g, produzida na queima completa de 100 g dessa mistura é