Petrobras - 2012 - 2012 - 1
limpar filtros
Questões por página:
Um motor elétrico de indução trifásico de 4 polos, 60 Hz e 380 V consome no rotor 120 kW a 3 Hz. Nessa condição, a velocidade do rotor, em rpm, é

Para o projeto de SPDA do edifício de Mecânica Geral, mostrado, em parte, acima, o elemento do detalhe 2 utilizado no SPDA, indicado pela letra W, com dimensões em milímetros, recebe a denominação comercial de:
Um relé térmico bimetálico é utilizado na proteção térmica de um motor de 50 CV em regime de funcionamento S1. A corrente nominal do motor (In) é de 65 A. Para a corrente de partida, a relação é Ip/In = 7, com tempo de rotor bloqueado igual a 10 s e tempo de partida igual a 2 s. O motor é alimentado com condutores de cobre de seção 25 mm², cuja capacidade de corrente em função de seus fatores de correção é de 89 A . A faixa de regulagem para este relé varia entre 63 A a 90 A . Se for feito um ajuste no relé para que o valor da corrente corresponda a 70 A, o valor dos múltiplos da corrente ajustada em relação à corrente de partida do motor no relé será de:


As caixas de passagem ou distribuição, para uso aparente ou externo, são conhecidas comercialmente como conduletes. Tais caixas permitem a conexão com eletrodutos, e recebem a denominação de condulete tipo E, C, LL, T, LB, LR ou X.
Para o desenho de corte, mostrado parcialmente ao lado, correspondente ao sistema de iluminação, as caixas de passagem marcadas com a numeração 4, 5 e 27, as quais devem estar conectadas a eletrodutos, correspondem, respectivamente, aos tipos

O equipamento de proteção individual para trabalho em eletricidade é obrigatório, sendo responsabilidade do empregado utilizá-lo, responsabilizar-se por sua guarda e cumprir as determinações do empregador sobre o seu uso adequado. Na figura ao lado, o eletricista não está usando como equipamento de proteção individual o(s)