Petrobras - 2012 - 2012 - 1
limpar filtros
Questões por página:
Uma trabalhadora de 30 anos, gestante de 20 semanas, residente em São Paulo, fará uma viagem de trabalho por 5 dias para uma região endêmica de febre amarela. Ela recebeu uma dose de vacina contra essa doença quando tinha 15 anos de idade.

De acordo com o Calendário de Vacinação do Adulto e do Idoso, do Ministério da Saúde, a recomendação quanto à necessidade de vacinação contra a febre amarela, nesse caso, é a seguinte:
A Portaria no 1.461/GM/MS, de 22/12/1999, estabelece a Lista Nacional de Doenças de Notificação Compulsória.

No caso de um surto de doença dentro de uma empresa, esse documento estabelece que todo surto deve ser notificado
Paciente, ao final de sua jornada de trabalho, busca atendimento médico aparentando grande ansiedade e com queixa de dor lombar. Durante o exame, nota-se que a queixa de dor é desproporcional às alterações encontradas, não há definição clara do movimento que provoca a dor, e a intensidade da dor diminui quando a atenção do paciente é desviada.

Esse quadro é compatível com qual etiologia para a dor lombar?
Provas de função pulmonar são importantes para a avaliação diagnóstica do paciente em investigação de doença ocupacional respiratória. Podem ser divididas entre as que avaliam a função ventilatória e as que avaliam as trocas gasosas.

Esses dois tipos de testes, isoladamente, são válidos para realizar diagnósticos?
Schilling, em 1984, classificou doenças, segundo sua relação com o trabalho, em três categorias. Algumas doenças podem inclusive ser incluídas em mais de uma categoria, dependendo do caso. Nesse contexto, considere uma conjuntivite ocupacional desencadeada por exposição a irritantes, em trabalhador sem história prévia da doença, e outra causada por alérgenos ambientais em trabalhador portador de conjuntivite alérgica.

Esses dois casos se enquadram, respectivamente, nos seguintes grupos da Classificação de Schilling: