limpar filtros
Questões por página:
Em uma lide, a autoridade judicial solicitou a um Perito Oficial instrução a respeito da questão. O caso tratava-se da discussão do responsável pela poluição com nitratos do lençol freático de região rural. A vítima era um morador de uma propriedade agrícola, lindeira a um aterro de resíduos industriais perigosos (ARIP), que recebia resíduos sólidos oriundos de curtumes da região. O responsável pelo aterro afirmava que a poluição das águas subterrâneas era devido à utilização de fertilizantes na lavoura do titular da causa judicial. Para dirimir o causador da poluição ambiental e imputar a este as devidas sansões penais, o Perito designado irá realizar a(s) análise(s) abaixo descritas para a conclusão do laudo pericial:

Técnicas químicas são empregadas para a revelação de impressões papilares latentes, íntegras ou sob a forma de fragmentos. São substâncias químicas capazes de aderirem aos produtos bioquímicos de perspiração encontrados em suportes, permitindo a reprodução do desenho papilar com suas características de interesse à identificação civil. Sobre as técnicas adotadas na papiloscopia, indique a alternativa que apresenta a CORRETA correlação entre o reagente químico e o produto de perspiração que este reage:

Os ensaios qualitativos para resíduo de tiro eram realizados nos Institutos de Criminalísticas. Hoje as técnicas utilizadas preferencialmente são a Absorção Atômica (AA) e a Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). De toda sorte, os ensaios qualitativos ainda são utilizados nos laboratórios forenses, podendo ser utilizados como ensaios preliminares. A este respeito, relacione os analitos e os ensaio da química analítica qualitativa corretamente para a sua identificação:

O íon cianeto está entre as substâncias mais utilizadas para fins de envenenamento ou suicídio. Esta atuação toxicológica do cianeto deve-se a propriedade química deste íon de:
Na análise espectrofotométrica da molécula de antraceno foi obtido o espectro de fluorescência para uma solução a 1 ppm de antraceno em álcool, representando na Figura 76, onde (a) representa o espectro de excitação e (b) espectro de emissão.



Após análise do espectro é possível afirmar corretamente que: