TCE-PI - 2014
limpar filtros
Questões por página:
A etapa de compilação de termos para a construção de um tesauro pode ser feita de acordo com dois métodos básicos:

I. Método dedutivo: os termos são definidos a partir de classes gerais.
II. Método indutivo: a partir de termos coletados na literatura chega-se a classes gerais.

O método
As relações básicas verificadas em um tesauro incluem:

I. Relações hierárquicas: mostram os níveis de superordenação e subordinação entre conceitos, podendo ser genéricas, específicas ou partitivas.
II. Relações associativas: são estabelecidas pela dependência entre conceitos, sem estabelecer uma superordenação, sendo divididas em relação sequencial e relação pragmática.
III. Relações de equivalência: trata da relação entre designações de uma mesma língua de especialidade que representam o mesmo conceito.

É correto afirmar que as relações
Considere a hierarquia abaixo retirada de um sistema de classificação.

341.38 Direito Financeiro
341.383 Orçamento
341.385 Tribunais de Contas

Ao indexar o documento O orçamento dos Estados e os tribunais de contas, um bibliotecário gerou as seguintes entradas:

Tribunais de Contas : Orçamento : Direito financeiro
Orçamento : Direito financeiro
Direito financeiro

Trata-se de um índice

A figura abaixo representa uma base de dados.



Cada “v" simboliza um documento relevante para uma determinada necessidade de informação e cada “X", um documento não relevante. Numa busca, foram recuperados dois documentos relevantes e nenhum irrelevante. Esta pode ser considerada uma busca de

Em relação à ciência da informação, considere:

I. A área tem tido significativas dificuldades em lidar com as diferenças terminológicas e os vários sentidos atribuídos ao termo “informação” pelas inúmeras disciplinas que fazem uso desse conceito.
II. Um dos marcos do campo é a clássica definição de Borko: “disciplina que surge de uma ‘fertilização cruzada’ de ideias que incluem a velha arte da biblioteconomia, a nova arte da computação, as artes dos novos meios de comunicação e outras ciências como psicologia e linguística, que têm a ver com a transferência do conhecimento organizado”.
III. Nos primórdios da área, lidar com o grande volume de informações era o seu desafio, fortemente influenciado pelas ciências empíricas e pelos modelos matemáticos e da física.
IV. Nos anos de 1970, a emergente documentação levou a uma mudança de paradigma na área: estudos e pesquisas passaram a focalizar-se nos usos e necessidades de informação.
V. A disciplina opera, entre outros, com problemas relativos à produção, circulação e consumo da informação, numa abordagem imperiosamente social.

Está correto o que se afirma APENAS em